Da redação

O projeto artístico de Jean-Luc Godard, sua situação na Nouvelle Vague e a constituição do pensamento em seus filmes serão analisados detalhadamente no curso “Jean-Luc Godard e a representação do mundo”, em quatro encontros com o professor Mateus Araújo, em abril. As aulas foram divididas pelos temas: Balizas e hipóteses gerais (5 de abril), O metacinema em Godard (12 de abril), Como filmar a guerra? (19 de abril) e Indagações sobre a condição feminina (26 de abril).

O curso, que será ministrado no Centro Universitário Maria Antônia, analisará alguns dos grandes temas que permearam a trajetória do cineasta, como o metacinema, a guerra e as indagações sobre a condição da mulher, e revelando, enfim, um dos esforços mais tenazes e consequentes do cinema moderno para redefinir as bases de uma representação válida no mundo.

Mateus Araújo é doutor em Filosofia pela Université de Paris I e pela UFMG, professor de Teoria e História do Cinema na ECA-USP, um dos editores da revista Devires – Cinema e Humanidades (FAFICH-UFMG) e organizador do volume Godard inteiro ou o mundo em pedaços (CCBB, 2015).

 

Jean-Luc Godard e a representação do mundo

5, 12, 19 e 26 de abril
terças, 20 às 22h

Investimento: R$ 200

Inscrições

Centro Universitário Maria Antonia

1° andar • sala de cursos

segunda a sexta, 10 às 18h

Informações

11 3123 5213 / 5214

cursosma@usp.br