Por Verônica Petrelli

Para os livros da saga, prêmios como British Book Award, Children’s Book Award, Smarties Book Prize (conseguido três vezes seguidas), Whitbread Children’s Book of the Year Award e colocação no Guinness Book como Livro Vendido Mais Rápido da História, no caso de “O Enigma do Príncipe”. Para os filmes, prêmios no BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) e indicações ao Oscar. Para a autora, inúmeras homenagens e condecorações.
Não é à toa que a saga Harry Potter despertou o interesse do produtor David Heyman em transportar páginas e mais páginas de aventuras bruxas para as telas do cinema. A autora JK Rowling conseguiu fazer com que crianças e adolescentes se apaixonassem pela leitura, com que sonhassem com um mundo além das fronteiras não mágicas, com que aprendessem o valor verdadeiro da amizade e da família. Todos esses ingredientes somados resultaram em uma excelente fórmula de sucesso, que foi muito bem (e mal) explorada pelos vários diretores e produtores ao longo de mais de 10 anos de filmagens. Foram os mesmos atores durante toda a década, crescendo em frente às câmeras e evoluindo junto ao personagem. Foram muitos anos de sucesso cinematográfico ininterrupto, unindo e conquistando legiões de fãs. Sem dúvida nenhuma, um marco no cinema mundial.

Para os bem informados, Harry Potter dispensa apresentações e resumos. A história do menino magricela de cicatriz de raio na testa, que aos 11 anos de idade descobre ser um bruxo famoso e renomado, já não é mais novidade para ninguém. No entanto, o que os meus textos aqui no Cinemascope pretendem trazer para vocês são curiosidades, fatos interessantes e minhas opiniões sobre todos os filmes da série, desde “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (o primeiro e um dos mais fieis filmes da franquia) até “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2”, que ganhou o posto de terceira maior bilheteria mundial, atrás apenas de Avatar e Titanic.

São muitas aventuras: basiliscos, hipogrifos, dragões, testrálios. É muito para se falar: atores, bastidores, curiosidades, históricos, bilheterias, opiniões. Espero que todos gostem do que está por vir!