Sexta-feira, 3 de março
Roteiro: Mark Frost. Direção: David Lynch.
“Olá novamente! Você pode através de uma parede? Você pode ver através da pele humana? Raios X veem através de objetos, ou o que chamamos de objetos sólidos. Existem coisas na vida que existe, mas que nossos olhos não podem ver. Já viu algo surpreendente que os outros não podem ver? Por que algumas coisas são escondidas de nossas vistas? A vida é um jogo? Estou cheia de perguntas. Às vezes, minhas perguntas são respondidas. No meu coração, eu sei que a resposta é correta. Eu sou a minha própria juíza. Em um sonho, todos os personagens são você mesmo? Aspectos diferentes de seu ser? As respostas vêm em sonhos? Mais uma coisa: Eu cresci na floresta. Eu entendo muitas coisas por causa da floresta. Árvores agrupadas, uma nascendo ao lado da outra, dando tanto. Eu masco a seiva. Do lado de fora de, digamos o pinheiro ponderosa uma seiva é secretada. Seiva mole não é boa de mascar. Seiva dura e quebradiça não é boa. Mas entre estas, existe uma seiva firme e crocante com tanto sabor. Esta é a seiva que eu masco.”
Notamos que a Senhora do Tronco estava inspirada para este monólogo, se observarmos o tamanho do texto, está condizente com a duração deste primeiro episódio, já que normalmente o episódio piloto dura por volta de uma hora e meia, e é o tempo que dura este episódio, por isso não se assuste com o tamanho do meu texto.
O monólogo da Senhora do Tronco é um turbilhão de perguntas que te traz confusão, esta é a sensação que você terá ao assistir este primeiro episódio, quando ela começa a falar sobre a seiva que ela come, vemos que é piada dos roteiristas, quando na metade do episódio ela aparece no Double R mascando algo e cuspindo; mas nunca sabemos se há um significado por trás desse simples fato.
Ao final do episódio 7 da primeira temporada, Dale Cooper é baleado três vezes, agora, o primeiro episódio da 2° temporada é iniciado com o nosso agente estirado no chão, com sua roupa embebida em sangue. Como dito no texto anterior, Cooper estava esperando o serviço de quarto, que chega. Segue então uma das cenas mais bizarras do seriado, um idoso que trabalha no serviço de quarto traz o leite quente que o agente havia pedido; porém, quando o vê estirado no chão, agonizando e ensanguentado, o tal idoso não acha estranho, e mesmo quando Cooper pede para chamar um médico, ele apenas diz coisas como “desliguei o telefone para você”, e melhor ainda, pede gorjeta e saí do recinto sorrindo e fazendo sinal de positivo com a mão. Em meio a agonia, eis que surge um gigante que diz ser um amigo, ele fala o seguinte: “Vou te dizer três coisas, se eu as disser a você e elas se tornarem realidade, então você acreditará em mim?”. O gigante diz “Tem um homem num saco que sorri”, “As corujas não são o que parecem” e “Sem substâncias químicas, ele aponta”; e Cooper se pergunta, exatamente o que perguntamo-nos: “o que essas coisas significam?”, antes do gigante sumir, ele pede o anel que está no dedo mindinho de Cooper e fala que ele só terá o objeto de volta quando descobrir que essas coisas são verdadeiras e, para aumentar a interrogação, profere “Leo trancado dentro do Hungry Horse. Tem uma pista na casa de Leo.” E finalmente esvanece.
No Jack Caolho, Ben Horne entra no quarto para conhecer a nova garota (sua filha, Audrey, que ´brinca´ de detetive para ajudar/conquistar Cooper), Audrey sabe que é seu pai, logo, tenta se esconder de qualquer forma e, por sorte, Jerry Horne interrompe e sem querer impede Ben de descobrir as tramoias de sua filha.
Enquanto Cooper espera a chegada do Xerife Truman, ele desabafa para Diane (seu gravador) suas sensações ao levar três tiros e nota que seu anel sumiu. Finalmente levado ao hospital, Cooper é questionado se vira o rosto do atirador, porém, só diz ter visto uma pessoa mascarada e a luz do disparo. Lucy atualiza o agente sobre os acontecimentos da noite: Leo Johnson foi baleado; Jacques Renault foi estrangulado; a serraria pegou fogo; Shelly e Pete inalaram fumaça; Catherine e Josie estão desaparecidas; e Nadine está em coma por ter tomado muitos calmantes. Mesmo com duas costelas quebradas, e com a cartilagem tão ruim quanto as costelas, Cooper resolve continuar as investigações – nota-se que ele estava de colete à prova de balas porque estava disfarçado.
Na casa dos Palmer, Maddy começa a contar para sua tia sobre um sonho estranho que teve, quando de repente entra seu tio, Leland, com os cabelos todos brancos e cantarolando sem parar, muito animado; e por alguns minutos Maddy olha fixamente para o tapete da sala e começa a gritar histericamente por ter visto algo sobrenatural.
Cooper e Truman investigam a casa de Leo Johnson e analisam a cena do crime, encontram provas que incriminam Leo por colocar fogo na serraria, além de encontrar outra revista Flesh World. Em uma cena bem humorada, o policial mais atrapalhado da série, Andy, descobre o esconderijo que Leo usava para guardar cocaína e botas novas; enquanto o agente do FBI, Albert Rosenfield, reaparece em Twin Peaks.
No Double R, Maddy e Donna se encontram para papear sobre a prisão de James e os cabelos brancos de Leland, Maddy demonstra a sua revolta contra os óculos – por ter visto algo sobrenatural – destruindo-os com as mãos. Norma entrega à Donna uma carta que havia chegado no Double R, na carta continha: “Olhe no Meals on Wheels”.
Andy traz a informação para Cooper sobre o enigma “Leo trancado dentro do Hungry Horse”, Leo ficara preso em uma cadeia chamada Hungry Horse, localizada em Montana, em 9 de fevereiro de 1988; Cooper e Albert logo dizem: “Teresa Banks”.
James é interrogado por Truman, revela que Laura estava se relacionando com outra pessoa, alguém chamado Bob; Laura recitava um poema medonho sobre fogo. Cooper chega e pede para que o jovem dê o colar de Laura para ele, James entrega, afirmando que o encontraram no consultório do Dr. Jacoby. Após o interrogatório, mesmo cooperando, James volta para a cela. Donna aparece, com um comportamento diferente do habitual, de bad girl, para visitar James. Ainda na delegacia, Cooper coloca Andy e Lucy para procurar, em três anos de publicações da Flesh World, a revista em que aparece a foto de Teresa Banks.
Cooper e Truman vão ao hospital questionar o Dr. Jacoby sobre como conseguiu o colar de Laura Palmer. Jacoby diz que uma noite após o assassinato de Laura, ele seguiu um homem em um corvette vermelho, Leo Johnson, que levou até algum lugar perto da estrada da velha serraria; ficou sentado, quando uma moto passou, seguida por uma viatura policial, Jacoby os seguiu a pé no meio da floresta e os viu enterrarem algo e então resolveu pegar de lembrança. Aproveitando o momento, Cooper perguntou sobre o que ele havia observado quando estrangularam Jacques, Jacoby diz ter sentido um cheiro específico, um cheiro de óleo de motor queimado.
Por coincidência, Bobby vai ao Double R e seu pai está lá comendo uma torta; eles se juntam em uma mesa, e seu pai começa a falar sobre um sonho. Bobby vê Hawk e o conecta com o atirador que baleou Leo. Ao anoitecer, Donna liga para Norma pedindo para ficar com a função que era de Laura no projeto Meals on Wheels e Norma aceita.
Na delegacia, todos reunidos, há uma recapitulação de todos os acontecimentos, mas agora Cooper revela a existência de um terceiro homem, e este é o assassino.
Ao final da noite, Truman vai até a casa dos Packard em busca de Josie, porém sem sucesso. Deixou um bilhete dizendo que teve de viajar com urgência para tratar de negócios. Truman e Pete conversam sobre o desaparecimento (ou suposta morte) de Catherine.
Os irmãos Horne se encontram com Hawk para esclarecer os ocorridos, cena que revela os mandantes dos crimes contra a Catherine e Leo.
No Jack Caolho, Audrey é punida por ter aborrecido o dono do estabelecimento com joguinhos de esconde-esconde, e reza para que Cooper tenha lido a carta que ela havia deixado debaixo da porta de seu quarto.
No quarto de Cooper, após um dia exaustivo que quase lhe custou a vida, dá seu depoimento a sua fiel Diane e vai dormir, quando está quase adormecendo o Gigante aparece de novo e revela ter esquecido de dizer: “Não procure todas as respostas ao mesmo tempo, um caminho constrói-se pedra após pedra. Uma pessoa viu o terceiro homem, três viram ele, mas não o seu corpo. Uma pessoa que você conhece está pronta para falar…e mais uma coisa…você esqueceu de algo.”
Mais uma vez, e não será a última, a Senhora do Tronco fala sobre os sonhos, e indaga se “Em um sonho, todos os personagens são você mesmo? Aspectos diferentes de seu ser? As respostas vêm em sonhos?” e é justamente isso que perguntamo-nos sobre a situação do Agente Cooper e de outras personagens deste seriado, que tanto sonham e falam sobre seus sonhos.
Veja o vídeo: