Por Soraya Yumi
Disputa entre Irmãos.Terça-feira, 14 de março.Roteiro: Trícia Brock. Direção: Tina Rathborne.
“Complicações aparecem. Sim, complicações. Quantas vezes ouvimos “É simples”? Nada é simples. Vivemos em um mundo onde nada é simples. Cada dia, bem quando achamos que temos um controle sobre as coisas de repente, algum elemento novo é introduzido e tudo fica complicado mais uma vez. Qual é o segredo? Qual é o segredo para a simplicidade? Para a vida pura e simples? Os nossos apetites, os nossos desejos estão nos debilitando? A carroça está na frente dos bois?”
Quando estamos crentes de que todos os mistérios que assombravam Twin Peaks acabaram é exatamente aí que surgem novos elementos para causar mais dúvida aos espectadores. É o que resume a introdução da Senhora do Tronco. No episódio 17, uma certa calmaria paira pela cidade, até o momento em que tudo se modifica.
Três dias depois. Na residência dos Palmer, Dr. Hayward e Agente Cooper estão ao lado de Sarah Palmer. Ela recusa um possível sedativo ou calmante oferecido por Dr. Hayward, pois a perda de sua única filha e agora de seu marido trouxe tamanha tristeza que a necessidade de estar ali, sóbria, é o que a manterá em seus sentidos verdadeiros. Cooper explica que o Leland que todos conheciam não cometeu todas aquelas atrocidades. Sarah aparenta saber que quem fez tudo aquilo fora o homem asqueroso de cabelos compridos, Bob.
O velório ocorre na casa dos Palmer, praticamente todos os personagens estão presentes. Dr. Jacoby reaparece na série, após sua recuperação. Cooper conversa com Major Briggs sobre seus futuros planos, que são finalmente tirar suas merecidas férias.
No colégio de Twin Peaks, Ed Hurley, acompanhado do Dr. Hayward, pede ao diretor que aceite como aluna a sua esposa de 35 anos, Nadine. Agente Cooper arruma suas malas para deixar Twin Peaks, quando Audrey entra no quarto para mais uma vez declarar o seu amor, e pergunta ao agente sobre o que acontecera com a mulher que ele amara. E finalmente o espectador tem alguma informação sobre o protagonista. Bobby se arruma para conseguir um emprego com Ben Horne.
Catherine aparece no escritório do Xerife Truman, que se assusta ao vê-la viva. Ela conta ao Xerife sua história, onde esteve nas duas semanas após o incêndio na serraria. Afirma que um anjo a salvou do incêndio, pois não fazia ideia de como escapara; simplesmente aparecera na floresta e ficou andando pela escuridão, até que amanheceu e as coisas ficaram familiares e se manteve viva por uns dias na cabana de verão que os Martell tinham. Cooper se despede de todos da delegacia, quando de repente um homem de terno e outro de uniforme canadense vermelho aparecem. O homem de terno é o agente especial do FBI, Roger Hardy, que traz o infeliz comunicado de que o Agente Cooper está suspenso do FBI. Roger supervisiona outros agentes, no caso, supervisiona Cooper. Alega que há desvios em seus motivos e métodos, além do resgate de Audrey Horne que fora ilegal. No Hotel Great Northern, Bobby tenta uma entrevista com Benjamin. Audrey o ajuda, mas Ben o expulsa do escritório e novamente Audrey o ajuda a não ser expulso do hotel.
Na delegacia, Cooper é questionado sobre suas atitudes durante as investigações no caso Palmer. Roger alega que atravessar a fronteira sem comunicar as autoridades canadenses é uma séria infração, sem dizer das três mortes e o sumiço da cocaína que os policiais canadenses estavam utilizando para prender Jean Renault, que fugiu. Ou seja, Cooper está sendo responsabilizado pelas mortes, pela travessia ilegal, pelo fracasso da operação canadense e pelo sumiço do carregamento de cocaína. O agente especial Cooper tem apenas 24h para preparar a sua defesa e, nesse meio tempo, terá que entregar a arma e o distintivo. Cooper sai da sala. Entra Xerife Truman para ser interrogado. Roger afirma que se Dale Cooper for culpado, Truman não será acusado. Truman retruca se baseando na lei, diz que para que ele possa dar o depoimento, eles precisam de papéis de extradição e intimação do juiz.
Nadine se sai muito bem na audiência para líder de torcida. Shelly Johnson escova os dentes de Leo quando o telefone toca. A cadeira de rodas de Leo começa a se mover. Shelly percebe e comunica a Bobby. O Double RR recebe uma crítica ácida. Norma fica desolada e sua mãe apoia os comentários do crítico. Até o momento em que sua mãe assume ser o crítico de restaurante. Norma fica furiosa e pede para que ela suma de sua vida.
Hawk e Ernie, marido da mãe de Norma, estão no Jack Caolho para fazer negócios com Jean Renault. Quando o policial canadense disfarçado de traficante aparece com uma maleta com cocaína, aparenta ser o braço direito de Jean. Truman é acordado por um barulho, pega a arma e vai ver o que é. Encontra Josie machucada. Major Briggs e Cooper estão acampando na floresta de Twin Peaks e conversam sobre a existência de Bob. Major Briggs pergunta a Cooper se ele conhece o salão branco (the white lodge), Cooper diz que desconhece, mas gostaria de saber. Porém, fica sem saber porque durante a sua breve saída para urinar, Major Briggs some. É levado por um vulto e uma luz branca.
Nada é simples nessa vida, como afirmou a Senhora do Tronco. Claramente, em Twin Peaks nada é simples. Agora, mais do que nunca, estamos novamente sem entender os recentes acontecimentos. Qual é o segredo para a simplicidade?
Veja o vídeo: