Por Soraya Yumi
Xeque-mate. Sexta-feira, 17 de março. Roteiro: Harley Peyton. Direção: Caleb Deschanel.
“Meu marido morreu num incêndio. Ninguém sabe a minha dor. Meu amor se foi. Meu amigo mais querido se foi. Mesmo assim eu o sinto perto. Às vezes quase posso vê-lo. À noite, quando o vento sopra, penso no que poderia ter sido. De novo me pergunto. Quando vejo um incêndio, sinto minha raiva crescer. Não foi um incêndio amigável. Não foi um incêndio na floresta. Foi um incêndio no bosque. É tudo que me foi permitido falar.”
O monólogo da Senhora do Tronco faz com que pensemos que as mensagens enviadas do bosque sejam de seu marido. Será? Ou é apenas delírio? O fogo é um símbolo constante no terror em Twin Peaks.
Major Briggs se lembra de escapar das chamas, ver alguém na escuridão e depois nada. Até que apareceu em frente aos acampamentos, dois dias depois. Não se lembra de muita coisa. Só lembra de uma coruja gigante, penetrante. Major reapareceu com uma marca atrás da orelha, um símbolo formado com três triângulos. Na sala da delegacia de Twin Peaks, Cooper, Truman e Dr. Hayward estão conversando com Major Briggs. Truman insiste em perguntar sobre o trabalho do Major, contudo, ele hesita, pois é de extremo segredo. O Major pergunta se eles conhecem o Projeto Livro Azul, que consiste na investigação da Força Aérea sobre o fenômeno dos óvnis. No exato momento em que Briggs começara a falar do Salão Branco, homens da Força Aérea entram na sala sob a ordem de Riley para levar o Major.
Denise está esperando Ernie fazer a ligação. Ernie ainda está temendo trair Hank e Jean Renault. Na delegacia, Dick encontra-se com Andy e diz não ter conseguido informações na agência de adoção Ajudando com Alegria acerca da morte dos pais de Nicky. Porém, Andy e Dick não desistem e vão até o orfanato descobrir. Lucy comunica a Cooper que não descobriu nada nos jornais sobre Windom Earle.
O relacionamento entre Shelly e Bobby não anda muito bem, Leo Johnson consegue atrapalhar tudo, até mesmo quando está paralisado. Aos poucos nota-se que Leo vai adquirindo os movimentos bem aos pouquinhos. James está se envolvendo cada vez mais com Evelyn, que pede agora a sua ajuda, após ser espancada pelo marido pela segunda vez. Nadine continua sua caçada atrás de Mike, o perseguindo e dando em cima e finalmente força e consegue um beijo de Mike contra a vontade dele.
Truman aparece na casa dos Martell e vê Josie vestida de empregada. Ele insiste que vá morar com ele, mas ela nega. Audrey vê seu pai perdendo a sanidade e tenta ajudá-lo, e liga para seu tio Jerry.
Norma encontra com Ed na casa dele. Ela declara seu amor por Ed. De repente Donna aparece na casa de Ed e perguntar sobre James que desaparecera. Ed diz que conversou com ele por telefone, não trocaram muitas informações, apenas que levasse dinheiro em um bar da saída 96. Donna se dispõe a levar o dinheiro. Ed aceita. Donna vai embora. Norma aparece para se despedir de Ed. Quando Norma sai e Ed fecha a porta, Hank aparece e nocauteia Ed e começa a espancá-lo. Nadine volta da escola e fica furiosa e acaba com Hank.
Cada vez mais Benjamin fica mais doido e dá a entender que está vivendo em uma guerra civil. Audrey e Bobby não conseguem ajudá-lo a retornar a realidade. Benjamin recebe uma visita de ninguém menos que Catherine. Ben está derrotado. Catherine e Benjamin se beijam. James e Evelyn vivem um romance perigoso. James terminara de arrumar o carro e durante a conversa com Evelyn dá a entender que irá partir, sem planos, mas que iria partir para algum lugar distante de Twin Peaks. Evelyn pede para que James fique e que dê mais tempo a ela. James está prestes a cair em uma armadilha, pois o suposto irmão de Evelyn na verdade é seu amante que certamente planejam algo contra o Sr. Marsh e a fortuna.
A operação na Fazenda do Cachorro Morto deu errado. Ernie ficara muito nervoso e Renault descobriu. Cooper faz a troca entre os reféns, ele em troca de Denise e Ernie. Na casa estão Renault, o policial canadense, e Cooper. Renault diz que a morte de Cooper é importante porque antes de Cooper aparecer Twin Peaks era uma cidade tranquila, local em que era fácil de se traficar e prostituir. Depois da chegada de Cooper tudo se transformou. E na mente de Renault, se Cooper morrer tudo isso acaba e tudo volta a ser como era. A casa em que estão está cercada de polícia. Renault pensa em matar Cooper e depois se matarem. Antes que isso aconteça, Dennis, vestido de mulher carregando uma bandeja com comida, finge estar apenas entregando comida. Renault não desconfia e deixa que ela se aproxime e entre. Quando Denise levanta a saia, Cooper vê a arma e pega e atira em Renault e Denise esbofeteia o policial canadense, Preston King. Jean Renault morre. Leo Johnson recobra os movimentos e Shelly está sozinha em casa com ele.
Xerife Truman e Cooper chegam a delegacia, Lucy informa que alguém ligou e informou sobre uma bomba no bosque, porém, não disseram qual bosque e logo em seguida houve uma explosão e todas as luzes se apagaram. E então, Lucy chamou os bombeiros, pois dois incêndios ocorreram. Cooper sai na escuridão a fora e logo em seguida chama Truman. No escritório do Xerife há um corpo amarrado a cadeira com um tabuleiro de xadrez na frente com um pião movimentado. Cooper afirma ser o movimento de xadrez de Windom Earle.
Xeque-mate será dito por quem, Earle ou Cooper?
Veja o vídeo: