Por Soraya Yumi
Jogo Duplo. Sábado, 18 de março. Roteiro: Scott Frost. Direção: Uli Edel.
“O coração. É um órgão físico conhecido de todos nós. Mas muito mais um órgão emocional. Isso nós também sabemos. O amor, assim como o sangue, flui do coração. Será que o sangue e o amor estão relacionados? Será que o coração pulsa sangue assim como pulsa amor? Será que o amor é o sangue do universo?”
A Senhora do Tronco utiliza de uma metáfora um tanto cafona para retratar o amor e a violência que existem nos relacionamentos. Twin Peaks é emaranhado de laços amorosos proibidos, cheio de traições e vinganças. Nesse episódio em especial teremos a questão do amor posto em prova, no agora e no passado das personagens.
O cadáver amarrado na cadeira do Xerife Truman estava com um peão de xadrez na boca, mantida com uma silvertape. Cooper retira o peão, guarda para evidência e pede para Andy buscar mais pistas. Truman afirma que ninguém viu nada porque o fogo e o apagão fizeram com que todos deixassem o prédio e pergunta há quanto tempo a vítima estava morta. Dr. Hayward diz que só saberiam após a autópsia. Cooper interfere, de forma óbvio ele diz que se levantar a camiseta da vítima, encontrará uma apunhalada no esterno até em cima, tocando a aorta. Truman fica horrorizado e pergunta se Cooper já havia visto isso antes. Cooper afirma que sim. No chão da sala encontram um pedaço de planta, uma pinus contorta. Hawk encontra duas pegadas da mesma bota, uma na entrada e uma na saída. Truman pede a confirmação de Cooper se o tal cadáver teria relação com Windom Earle.
Cooper conta que um tempo atrás um vagabundo, a vítima foi recolhida por um carro. Levaram para um terreno baldio, o carro ainda estava ali. Foi apunhalado uma vez e conseguiu fugir a pouco distância antes de morrer. Cooper afirma que Windom Earle preparou a explosão que causou o apagão, ele provocou o fogo de distração para todos saíssem da delegacia. Cooper sabe que foi ele porque ainda sente a presença de Earle na sala, e diz a Truman que não encontrarão nenhuma pista, nenhum erro e nenhum deslize.
Audrey e Bobby estão conversando sobre negócios, Audrey possui um alto poder de persuasão, tanto físico quanto intelectual, e induz Bobby a ajuda-la a retirar o pai dela do limbo, ao trazê-lo de volta a sanidade. Bobby começa a tomar decisões que já não envolvem mais Shelly. Na casa dos Johnson, Shelly está presa em sua casa com o seu pior pesadelo, seu marido, Leo, que retoma os movimentos e parte para a vingança. No momento em que Leo está prestes a matá-la a machadadas, Bobby aparece e o agarra por trás, na briga entre Leo e Bobby, obviamente Leo é o mais forte, consequentemente o prensa contra a parede com o cabo do machado o pescoço de Bobby. Shelly pega uma faca de cozinha e enfia na perna de Leo, que foge.
Nenhuma pista é deixada por Earle, exatamente como Cooper havia dito. A Agência e a DEA retiraram as acusações contra Cooper, porém, continua suspenso do FBI. Harry oferece o caso Earle para Cooper. O atual agente suspenso do FBI e recente assistente de Xerife aceita o caso. Hawk surge com informações: o carro roubado usado por Earle foi encontrado, porém, sem pistas; Hank Jennings não aparecera na Fazenda do cachorro morto naquela dia porque estava no hospital, afirmou ter sido atropelado por um ônibus, Hawk o algemou por violar a condicional; e Shelly ligou dizendo que Leo acordou à noite, a atacou e fugiu para o bosque.
Andy conta a Lucy sobre as investigações que ele e Dick estavam fazendo acerca do pequeno Nicky, e diz que suspeitam que Nicky matou seus próprios pais por volta dos seis anos de idade. Lucy acha um absurdo e diz que ela mesma vai checar o assunto.
James ainda está trabalhando de mecânico na mansão dos Marsh. Sr. Marsh aparece para cumprimentá-lo e pega o carro recém consertado para dar uma volta na estrada. A câmera fecha na face de Sra. Marsh e o som insinua que o carro fora alterado para que ocorresse um acidente com seu marido.
No Double RR, Dr. Hayward e Ed conversam sobre Nadine e seu comportamento estranho, suas vontades de sair com garotos. Dr. Hayward pergunta sobre a vida sexual de Nadine, Ed afirma que ele levanta todos os dias como se tivesse sido atropelado. Dr. Hayward diz a Ed que a deixe sair, e que volte às nove depois do colégio. Hayward vai embora. Norma senta a mesa junto de Ed, e diz que Hank está no hospital porque uma árvore caiu nele. Ed conta a verdade, que ele apareceu em sua casa e começou a espancá-lo, até o momento em que Nadine chegou e o destruiu. Norma conta que Hank será novamente preso e que agora ela e Ed poderão ter um romance.
Cooper está observando o tabuleiro de xadrez deixado por Earle. Truman pergunta o motivo de ser xadrez. Cooper responde que Earle e ele estiveram jogando uma partida por três anos. Achava que a vida se reduzia às regras e conflitos do tabuleiro, porque Cooper nunca ganhava dele. Coop publicará suas respostas no jornal de Twin Peaks, e se vê sem saber mais o que fazer.
Truman pede que Coop dê mais informações a ele. Cooper resolve contar sobre seu passado misterioso. Windom Earle foi o primeiro parceiro de Cooper e tudo que Cooper sabe foi graças a Earle. Há quatro anos atrás, Cooper e Earle estavam responsáveis de proteger uma testemunha de um crime. Cooper e a testemunha, chamada Caroline, se apaixonaram. Em uma noite, Cooper falhou em sua vigilância e o ataque ocorreu e Coop não estava preparado, ele se machucou e ficou inconsciente; quando acordou, Caroline estava em seus braços, morta, havia sido apunhalada, da mesma forma do cadáver encontrado na sala de Truman após o apagão. O assassino nunca fora encontrado. Windom Earle ficou louco e foi internado até o momento em que escapou. Harry pergunta por que Earle está atrás de Cooper. Cooper responde que Caroline era esposa de Windom Earle. Harry conclui que Earle coloca a culpa em Coop pela morte da esposa. Cooper nega, diz que é muito pior. Afirma que Caroline havia assistido o crime que quem cometera fora seu próprio marido, Earle; e que Earle também a matara.
Donna vai até o bar Wallies para entregar o dinheiro a James e também para revê-lo. No balcão do bar está Evelyn Marsh, apenas observando. Donna pergunta ao bartender sobre um motoqueiro chamado James. Evelyn vai até Donna dizendo “parece que alguém precisa de ajuda”, Donna faz sua clássica cara blasè e afirma que está procurando por alguém. Evelyn pergunta se é James Hurley. Donna estranha e pergunta onde ele está. Evelyn diz que ele partiu, que foi para o México.
Audrey finalmente consegue trazer Jerry Horne para ver seu irmão Benjamin louco, que agora prefere ser chamado de General. Dr. Jacoby está analisando o comportamento de Ben e afirma que o que Ben está fazendo, ao mergulhar e achar que é general na guerra civil entre norte e sul, é saudável porque ele precisa reverter a história que houve na guerra civil para que ele se sinta vitorioso.
Major Briggs aparece ofegante na delegacia de Twin Peaks e diz a Lucy que ele precisa falar com Xerife. Major Briggs informa a Cooper e Truman que os motivos que levaram as Forças Aéreas a investigar o Salão Branco não possuem uma ideologia pura. Briggs diz que durante seu último desaparecimento ele foi levado ao Salão branco, mas que não consegue se lembrar de muita coisa, porém, consegue afirmar que muitos problemas ainda aparecerão.
Briggs vai embora. Andy diz a Cooper e Truman que quer mostrar uma coisa a eles. Os levam até a sala ao lado, em que a jovem atraente, Lana Budding Milford está sentada e o Dr. Jacoby afirma que ela não possui qualquer envolvimento com a morte de seu falecido marido. Quando Dr. Jacoby e Lana estão deixando a delegacia, o prefeito aparece com uma espingarda, shotgun, e mira em Lana. O prefeito acredita que Lana matou seu irmão e ele quer matá-la. Cooper convence o Prefeito a conversar sozinho com a Lana, antes de querer matá-la. Eles estão sozinhos na sala. Cooper, Truman, Dr. Jacoby, Andy e Hawk estão do lado de fora esperando. Após um certo tempo, todos entram com suas respectivas armas em mãos. Se deparam com acena de Lana sentada no colo do Prefeito o enchendo de beijos. Lana e o Prefeito resolvem adotar uma criança e deixam a delegacia.
Catherine pergunta a Pete se ele sabia de onde ela tirou todas as forças para recuperar a Serraria e sobreviver ao incêndio. Pete diz que já havia se perguntado, mas não sabia. Catherine mostra a Pete que Andrew está vivíssimo. Pete fica em choque. Andrew explica que quando Catherine e ele descobriram que pessoas queriam matá-lo, Andrew e Catherine prepararam uma armadilha. Pete fica incrédulo e pergunta quem poderia querer matá-lo. Catherine pergunta se o nome Thomas Eckhardt significava alguma coisa. Andrew conta que Eckhardt e ele faziam negócios, ganhavam muito dinheiro, até o momento em Andrew o ganhou em um negócio e Eckhardt quis o apunhalar.
Ingenuamente Pete pergunta se Josie sabe que Andrew está vivo, Catherine ri e diz que Josie trabalha para Eckhardt. Pete fica indignado e pergunta se a Josie ainda trabalha para ele. Catherine diz que só saberão assim que Eckhardt chegar em Twin Peaks para buscar Josie. No Great Northern, uma moça elegante dá check-in no nome de Thomas Eckhardt e finalmente o nome Eckhardt recebe um rosto, um senhor de cabelos grisalhos usando um ray-ban em plena noite.
Na delegacia, Dr. Hayward, Lucy e Dick entram. Hayward pede que Andy venha conversar na sala, juntamente com Dick e Lucy. Hayward conta toda a história de vida do pequeno Nicky, e que claramente ele não é nenhum assassino e Dick e Andy choram pela triste história de vida do pequeno Nicky. Harry pede a Cooper que descubra se Josie estaria envolvida na morte do falso primo, Jones, o assistente de Eckhardt. James finalmente percebe que caíra na armadilha de Evelyn, as viaturas da polícia chegam na casa dos Marsh. Evelyn declara seu amor por James e pede pra que ele fuja. No momento da fuga, Donna aparece para fugir juntamente de James.
Na floresta, Leo está anda até uma cabana, que parece ser a mesma em que fizera sexo com Laura Palmer. Um homem desconhecido está lá, com uma arma na mão. Leo pensa em fugir. Mas o homem diz ser amigo, e que era para que ele entrasse. O tal homem desconhecido larga a arma em cima da mesa, ao lado de um tabuleiro de xadrez. E se apresenta como Windom Earle.
Será que o coração pulsa sangue assim como pulsa amor?, pergunta a Senhora do Tronco. Essa questão nos leva a pensar nas ações das personagens, todas as tramas aqui são construídas a partir do amor, e destruídas por conta do amor excessivo ou pelo grande desamor.
Veja o vídeo: