Quando uma estética fica famosa e ganha visibilidade, muitas vezes ela acaba por ser batizada com o nome de quem a fez explodir. Costuma ser assim nas artes, quando nos referimos a uma marca impressa por um pintor, um fotógrafo ou cineasta. Aquilo que faz com que possamos reconhecer uma criação sua mesmo de longe.

Com o cinema não poderia ser diferente. Diversos diretores imprimem seu estilo – nem sempre muito agradável para uns ou outros, é fato – fazendo com que cada uma de suas escolhas seja condição sine qua non para que suas produções possam existir, criando assim uma identidade.

A arte surgiu da tentativa do ser humano em dar sentido para o que não conseguia entender. Por aí, aconteceram os rituais, as pinturas rupestres e as mais diversas manifestações artísticas ao longo da História.

Fellini nasceu numa cidadezinha chamada Rimini, no Norte da Itália. O mais velho de três irmãos, quando jovem, frequentou um grupo fascista obrigatório na época do regime de Mussolini. Mudou-se para Roma, chegou a trabalhar escrevendo comentários satíricos para uma publicação semanal e, em 1943 casou-se com Giulietta Masina, sua única companheira e parceira em muitos dos seus filmes.

Durante 40 anos de carreira, o mundo de Federico passou por muitas alterações. Até sua morte no ano de 1990, sua produção cinematográfica acompanhou e refletiu, a seu modo, reviravoltas políticas, sociais, uma Itália devastada no pós-guerra e as estranhezas do fim do século XX.  Mas o universo felliniano permaneceu intacto: sempre recheado de situações absurdas, humor, fantasia, muito drama italiano e uma teatralidade gigantesca. Alguns de seus títulos estão, inclusive, disponíveis no Streaming do Telecine.

Daqui em diante, iniciaremos uma jornada ao longo dessas quatro décadas, conhecendo Fellini por meio de seu olhar ácido e poético sobre o mundo em que vivia.

Se quiser conferir alguns filmes dirigidos por Federico Fellini e outras produções do Neorrealismo Italiano, a plataforma de streaming do Telecine oferece os 30 primeiros dias de acesso gratuitamente. Por lá você tem acesso a mais de 2 mil filmes, organizados em cinelists que vão expandir sua experiência com o cinema.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.