Começa nessa quinta-feira, dia 21, a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, agora em um formato híbrido: com a plataforma online Mostra Play, que foi o formato do ano passado por conta da pandemia que ainda assola o mundo, e as salas de cinema presenciais em 15 espaços da cidade de São Paulo. No caso das salas presenciais, cada cinema decidirá se manterá a redução de 50% do público ou permitirá a lotação máxima, contrariando recomendações sanitárias.

Fora a Mostra Play, alguns filmes também serão exibidos online na plataforma do Sesc e do Itaú Cultural.

Serão 264 títulos, vindos de mais de 50 países, divididos nas seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Apresentação Especial.  Mais de 80 títulos desta edição são dirigidos por mulheres. A programação pode ser conferida aqui.

Logo abaixo, indicamos 5 filmes que podem ser conferidos na Mostra Play e 5 filmes que serão exibidos presencialmente.

MOSTRA PLAY:

BERGMAN ISLAND| DIR: MIA HANSEN-LØVE

Novo filme da diretora Mia Hansen-Løve exibido no festival de Cannes, Bergman Island aborda sobre um casal de cineastas que viaja para a ilha onde o diretor sueco Ingmar Bergman morou e se inspirou. Trabalhando em seus projetos, lembranças surgem e ficção e realidade acabam se confundindo.

 

PEGANDO A ESTRADA | DIR: JADDEH KHAKI

Exibido na Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes e no Festival de Londres, essa pérola iraniana é um road movie que imerge o espectador nos sonhos e anseios de uma família que viaja em um carro alugado. Não sabemos ao certo para onde estão indo e o porquê, mas conforme o desenrolar acontece, vamos captando as idiossincrasias dos membros daquela família e tendo um deslumbre de seus sonhos e também de suas realidades.

 

PEDREGULHOS | DIR: P.S. VINOTHRAJ

Nesse filme indiano, um pai problemático com seu filho pequeno vai atrás da esposa que o deixou pelo seu comportamento e retornou para sua antiga aldeia. O filme foi um grande destaque no Festival de Roterdã, ganhando o prêmio principal de melhor filme, o Tigre de Ouro.

 

BRIGHTON 4TH | DIR: LEVAN KOGUASHVILI

Representante da Geórgia para o Oscar do ano que vem, a história se centraliza em Kakhi, um ex-campeão de luta livre que viaja para visitar seu filho que está envolvido com dívidas da máfia local. O filme ganhou prêmios de melhor longa, melhor roteiro e melhor ator coadjuvante (Levan Tediashvili) no festival de Tribeca.

 

 

YUNI | DIR: KAMILA ANDINI

Yuni é uma adolescente que vive um grande empecilho: ela é pedida em casamento duas vezes e um mito local prevê que a pessoa jamais casará se rejeitar o segundo convite. Porém, ela acaba se apaixonado por uma terceira pessoa, um colega da sua escola. Além de ter sido exibido no Festival de Toronto, é o representante da Indonésia no Oscar.

 

 

PRESENCIAL:

TITANE | DIR: JULIA DUCOURNAU

Grande vencedor da Palma de Ouro desse ano, o novo filme da diretora Julia Ducournau, diretora de Raw, aposta em uma abordagem atordoante em uma história onde um filho encontra seu pai após dez anos desaparecido e uma série de crimes misteriosos ocorrem.

 

 

DESERTO PARTICULAR | DIR: ALY MURITIBA

Escolhido recentemente para representar o Brasil para a disputa do Oscar do ano que vem, o novo filme de Aly Muritiba conta sobre Daniel, um policial que após cometer um erro que pode prejudicar sua carreira, vai atrás de sua namorada virtual, Sara.

 

 

LAMB | DIR: VALDIMAR JÓHANNSSON

Novo filme do estúdio A24, queridinho dos cinéfilos, Lamb se passa um vilarejo isolado onde moram María e Ingvar, um casal que cuida de ovelhas. Um dia ambos encontram uma criatura estranha que é metade humana e metade ovelha. Mesmo assim, os dois adotam o ser. O que inicialmente parece uma felicidade para o casal, acaba se tornando cada vez mais sombrio.

 

A CRÔNICA FRANCESA | DIR: WES ANDERSON

Wes Anderson é um nome vastamente citado pelos cinéfilos quando se trata de diretores da atualidade. Sua estética simétrica e histórias excêntricas viraram sua marca registrada absoluta e que facilmente é reconhecida em qualquer lugar. No seu mais recente filme, ele se encontra nas consequências da morte de um editor do jornal chamado Crônica Francesa.

 

 

NOITE PASSADA EM SOHO | DIR: EDGAR WRIGHT

Outro cineasta aclamado, Edgar Wright ganhou a simpatia da crítica e público ao apostar em obras dinâmicas e irreverentes (como Em Ritmo de Fuga e Scott Pilgrim) que provavam seu virtuosismo na direção. Em seu novo projeto, Wright cria um thriller psicológico envolvendo viagem no tempo e situada em Londres dos anos 1960.

 

 

Para saber mais sobre a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é só dar um pulo aqui.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.