Da redação

 O 17º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2015) começa na noite de 11 de agosto, na Cidade de Goiás, com apresentação da Orquestra Jovem de Goiás e com o documentário The E-Waste Tragedy, que abre a mostra competitiva, no dia seguinte.

Dirigido por Cosima Dannoritzer, o filme, que começa às 15h, no Cinemão, investiga o mundo do tráfico ilegal de lixo eletrônico. A cada ano, quase 50 milhões de toneladas de lixo desse tipo – computadores, televisores, celulares, eletrodomésticos – são descartadas no mundo desenvolvido. Setenta e cinco por cento desses resíduos desaparece dos sistemas legais de reciclagem e grande parte é descartada em países do Terceiro Mundo, onde destrói ecossistemas e prejudica vidas. Este documentário leva o espectador numa jornada investigativa pela Europa, China, África e Estados Unidos, revelando um comércio tóxico global alimentado pela sede de lucro e pela corrupção.

A lista de filmes selecionados para a Mostra Competitiva é composta por 21 produções, sendo 12 nacionais, nove internacionais e sete filmes goianos. São cinco longas-metragens, três médias-metragens e 13 curtas-metragens. O Fica 2015 acontece de 11 a 16 de agosto, na Cidade de Goiás. No total, serão destinados R$ 240 mil para a premiação de filmes da Mostra Competitiva.

O festival recebeu a inscrição de 327 filmes (111 internacionais, 200 nacionais, dos quais 55 goianos e 16 coproduções entre Brasil e outros países). O júri de seleção foi composto pelo representante da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), Kim-Ir-Sem, do Conselho Estadual de Cultura, Leandro Cunha, e da Associação de Cinema Independente de Goiás (Acine), Roxane Torres.

Os filmes selecionados representam seis estados brasileiros e o Distrito Federal: Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Espírito Santo. Entre os países representados estão, além do Brasil, Venezuela, Suíça, França, Espanha, Reino Unido, Portugal e Índia.

A temática principal do Fica 2015 será a questão da água, com representantes renomados para o debate sobre a situação ambiental e sobre o audiovisual. A programação traz 28 shows de artistas goianos, além de debates, bate-papos, cursos, a VII Mostra Infantil – Fica Animado, com programação a partir das 8h30, de 12 a 14 de agosto, a Mostra de Vídeo UEG – Fica, em 14 de agosto, às 9h e a 13ª Mostra ABD Cine Goiás, nas noites de 12 a 14 de agosto.

O encerramento será feito pela Orquestra Filarmônica, que prepara um repertório com temas de filmes. O evento tem as presenças confirmadas da atriz Camila Morgado; de Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine; de Alfredo Manevy, diretor-presidente da Spcine; do cineasta Walter Carvalho; da jornalistas Maria Rita Kehl; do antropólogo Vicente Carelli; do cineasta e jornalista Arnaldo Jabor e do cineasta Silvio Tendler. Eles participam de debates e discussões que acontecem durante todo o festival.