Entre os dias 4 e 13 de outubro acontece em São Paulo a 5a Mostra de Cinema Chinês. Neste ano, o evento faz uma homenagem às diretoras chinesas contemporâneas e exibirá filmes exclusivamente dirigidos por mulheres. Todas os longas são inéditos no Brasil e muitos deles foram premiados em festivais consagrados.

Com a curadoria de Wang Yao, pesquisador da Academia de Cinema de Pequim, a seleção é composta por um total de nove filmes, divididos nos ciclos A Fina Flor da 5a Geração e Diretoras Chinesas da Nova Geração.

O filme que abre a mostra é Lembre-se de mim, por favor, da cineasta Peng Xiaolian, que faleceu recentemente. A produção conta a história de uma atriz de ópera que mora num vilarejo. Ao mudar para Xangai, ela descobre a antiga coleção de filmes de seu colega de quarto e fica encantada pela trajetória da atriz Huang Zongying. Por meio do amor e da arte, os personagens buscam dar sentindo às suas vidas.

Além de Lembre-se de mim, por favor, o ciclo A Fina Flor da 5a Geração é composto pelos títulos Uma cidade chamada Macau, de Li Shaohong, Entrando na Cidade Proibida, de Hu Mei, Diário de Polícia/Viver e morrer em Ordos, de Ning Ying e Flores vermelhas e folhas verdes, de Liu Miaomiao. Após a exibição deste último, a diretora estará presente para um bate-papo com o público.

Já o ciclo Diretoras Chinesas da Nova Geração traz os primeiros trabalhos de suas cineastas. Entre os filmes estão Um primeiro adeus, de Wang Lina, Garotas sempre felizes, de Yang Mingming, A travessia, de Bai Xue, e Três aventuras de Brooke, de Yan Qing.

As sessões da  5ª Mostra de Cinema Chinês são gratuitas e acontecem sempre no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000). A retirada de ingressos acontece 1h30 antes de cada sessão. Confira abaixo a programação completa:

04/10 (Sexta-feira)

16h – Uma cidade chamada Macau

18h20 –  Lembre-se de mim, por favor

20h20 – Flores vermelhas e folhas verdes

 05/10 (Sábado)

15h – Uma cidade chamada Macau

17h30 – Flores vermelhas e folhas verdes

19h15 – Q&A com a diretora do filme, Liu Miaomiao

06/10 (Domingo)

16h – Viver e morrer em Ordos

18h30 – A travessia

20h30 – Um primeiro adeus

08/10 (terça-feira)

18h – Três aventuras de Brooke

20h  –Garotas sempre felizes

09/10 (Quarta-feira)

18h – Três aventuras de Brooke

20h – Uma cidade chamada Macau

10/10 (Quinta-feira)

16h – Flores vermelhas e folhas verdes

18h – Um primeiro adeus

20h – Garotas sempre felizes

11/10 (Sexta-feira)

15h30 – A travessia

17h30 – Lembre-se de mim, por favor

20h – Entrando na cidade Proibida

12/10 (Sábado)

15h30 – Três aventuras de Brooke

17h30 –  Viver e morrer em Ordos

19h50 – Entrando na cidade Proibida

13/10 (Domingo)

16h – A travessia

18h – Um primeiro adeus

20h – Viver e morrer em Ordos

Mais informações aqui. 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

A Plataforma de cursos do Cinemascope estreita a relação entre público e cinema. Conheça as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.