Edição homenageia os irmãos Taviani, com retrospectiva de suas obras, e traz o ator do momento na Itália, Riccardo Scamarcio, para o Brasil

Da redação

De 18 de novembro a 5 de dezembro São Paulo recebe a nona edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil, que contará com a presença de Paolo Taviani, Franco Brogi Taviani e do galã Riccardo Scamarcio. O público poderá conferir grandes obras na retrospectiva, bem como produções inéditas da nova safra do cinema na Itália.

A primeira semana do Festival será dedicada a um workshop de três dias, na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, com o diretor, roteirista e produtor Franco Brogi Taviani, que abordará a imigração italiana no Brasil, tema do seu novo documentário. A partir de 23 de novembro, o MIS – Museu da Imagem e do Som será palco da Retrospectiva Taviani. Entre os longas que serão exibidos, destaque para os premiados La Notte de San Lorenzo (A Noite de São Lorenzo), Padre Padrone (Pai Patrão), Kaos (Kaos) e Cesare Deve Morire (César Deve Morrer), de Paolo e Vittorio Taviani. Também estão na programação Masoch e Forse Dio è Malato(Talvez Deus Esteja Doente), de Franco Brogi Taviani.

Em 29 de novembro começa a mostra contemporânea, a ser realizada em três salas da rede Cinemark, no Cine Sabesp e no Reserva Cultural. O filme de abertura do 9º Festival de Cinema Italiano no Brasil será Una Piccola Impresa Meridionale, de Rocco Papaleo, estrelado por Riccardo Scamarcio. Outros destaques da programação são La Grande Bellezza (A Grande Beleza), de Paolo Sorrentino, filme escolhido pela Itália para representar o país no Oscar, Miele (Mel), de Valeria Golino, apresentado no Festival de Cannes 2013, Viva La Libertà (Viva a Liberdade), de Roberto Andò, e a estreia mundial de Gli Sconosciuti (Os Desconhecidos), última obra de Franco Brogi Taviani. Além da animação As Aventuras de Pinóquio (Pinocchio), de Enzo d`Alo.

A novidade desta edição fica por conta do Prêmio Barilla de Coprodução Cinematográfica Brasil-Itália. A produção vencedora será anunciada durante a cerimônia de abertura do Festival, em 25 de novembro. Concorrem ao Prêmio Barilla os projetos inscritos nas leis do audiovisual no Brasil e com coprodução italiana estabelecida.

Para encerrar o Festival, em 9 de dezembro será entregue o Prêmio Magneti Marelli de Cinema Italiano ao filme vencedor, de acordo com o voto do público.