Foi um ano e três meses de portas fechadas. Após idas e vindas a respeito de quem cuidaria do local, demissão de funcionários, muito descaso e um incêndio que afetou seu acervo, a Cinemateca Brasileira está de volta. E em grande estilo. Celebrando sua resistência, a instituição reabre no dia 13 de maio com filme inédito e uma mostra dedicada a José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão.

A Praga, média escolhido para a reabertura e que será exibido na tela externa da Cinemateca, foi restaurado e finalizado por Eugenio Puppo. Rodado nos anos 1980 totalmente em super-8, o filme permaneceu inacabado por conta da falta de recursos. Para trazê-lo à vida, Puppo não somente juntou os originais, mas adicionou cenas extras como o retorno de Mojica como Zé do Caixão apresentando a história, efeitos especiais e supervisionou a pós-produção. A obra foi exibida pela primeira vez em outubro de 2021 no Festival de Cinema de Sitges, na Espanha. A Praga acompanha a história de Juvenal, que, durante um passeio com a esposa tira fotos de uma estranha senhora que se revela uma bruxa e o amaldiçoa.

Mostra e Semana ABC de volta à Cinemateca

Além da apresentação do filme, a reabertura da Cinemateca com ainda com a mostra O cinema sem medo de Mojica, que acontece nos dias 14 e 15, e traz filmes pouco exibidos do cineasta como Encarnação do Demônio e O Despertar da Besta. Além da apresentação das obras, no sábado, 14, às 16h, haverá uma mesa de debate com o biógrafo de Mojica, André Barcinski, e Paulo Sacramento e Dennison Ramalho, dois dos realizadores de A Encarnação do Demônio.

Ainda em maio, de 25 a 28, a Cinemateca volta a sediar a Semana ABC, evento anual aberto ao público geral que apresenta ao mercado as novas tendências e tecnologias da área. Além da exposição de equipamentos, haverá ainda painéis e mesas de debates com profissionais nacionais e internacionais sobre direção de fotografia, som, direção de arte, montagem e muito mais.

Por aqui, Mojica sempre foi e é exaltado. Nosso colaborador, Donny Correia, inclusive, fez um vídeo para o Cinemascopetv logo após a morte do mestre do terror dando um breve panorama sobre sua carreira. Mojica também já foi tema de uma masterclass por aqui, realizada também por Donny. E falando em Donny e cinema brasileiro, que tal se aprofundar mais nas nossas produções? Além de apoiar instituições como a Cinemateca, conhecer o que é realizado no Brasil – e apoiar e consumir essas obras – é uma maneira de evitar que o abandono à cultura prevaleça.

Pensando nisso, elaboramos um conjunto de masterclass para você nunca mais repetir a falácia do “filme brasileiro é tudo ruim”. Por meio da Enciclopédia do Cinema Brasileiro, você terá a chance de expandir as suas referências sobre o tema e descobrir a história da nossa sétima arte desde 1898. Tudo de uma maneira descontraída e baseada em 27 anos de pesquisa feita por um cinéfilo historiador do Cinema Brasileiro.

Serviço:

Onde?

Cinemateca Brasileira | Sala Grande Otelo

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana

*As sessões são gratuitas e os ingressos serão distribuídos uma hora antes das apresentações

O cinema sem medo de Mojica

13/05

19h – abertura

20h: A última praga de Mojica e A Praga

14/05

16h – mesa com André Barcinski, Dennison Ramalho e Paulo Sacramento

18h – Encarnação do Demônio

20h – Trilogia do Terror

15/05

18h – O Despertar da Besta

20h – Exorcismo Negro

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.