Por Dario PR

Animação de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr teve sua primeira apresentação pública ontem no 41° Festival de Cinema de Gramado.

Foi como a erupção de um vulcão. Sem dúvida foi o filme melhor recebido pelo público até agora em Gramado. Tudo bem: é o único filme gaúcho da Mostra Competitiva de Longas Brasileiros, e isso pode justificar o calor dos aplausos. Mas independente disso, o filme é mesmo de grande impacto visual, além de ter um roteiro muito bem resolvido, personagens fortes, atores em interpretações magistrais (com destaque para Arlete Salles na voz da vilã), e uma trilha sonora de tirar o fôlego.

Não lembro de nenhuma animação brasileira que eu tenha gostado tanto. Se o filme levar algum kikito de melhor filme – há três (júri oficial, júri da crítica e júri popular) – será um feito inédito do cinema de animação em Gramado, e sem dúvida importante para a historia da animação no Brasil. Boa sorte aos Sbornianos.

O longa é baseado no espetáculo teatro-musical Tangos & Tragédias, criado por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky, que vem se apresentando há 20 anos com grande sucesso pelos palcos do mundo e já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas.