Da redação

O ciclo Il Cinema Ritrovato On Tour, que acontece de 5 a 19 de maio em São Paulo, exibirá, no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade, clássicos do cinema restaurados que fizeram parte da programação do festival italiano Il Cinema Ritrovato e, em sua maioria, foram restaurados pelo laboratório L’Immagine Ritrovata, pertencente à Cineteca di Bologna.

O Il Cinema Ritrovato, organizado pela Fondazione Cineteca di Bologna anualmente já há 30 anos na cidade de Bolonha, é dedicado sobretudo à exibição de obras recentemente restauradas. Grande parte dos filmes exibidos no evento paulistano foram restaurados por este laboratório, como os filmes italianos (de Roberto Rossellini, Federico Fellini, Franco Brusati, Mario Caserini e Giovanni Vidali), os filmes de Chaplin e os filmes restaurados por iniciativa da organização não governamental The Film Foundation (A Cor da romã e Estrela encoberta de nuvens). Para esta segunda edição em terras brasileiras, foram selecionados 13 programas, a maior parte deles compostos por clássicos italianos. Porém, houve também uma especial preocupação de abrir espaço a clássicos do cinema mundial.


A programação inclui também a palestra “Uma Conversa sobre restauração cinematográfica”, com Fernanda Coelho, pesquisadora com mais de 30 anos de experiência na preservação audiovisual, e um curso sobre a obra de Roberto Rossellini ministrado por Luiz Carlos de Oliveira Jr, crítico e pesquisador.

Todos os filmes serão exibidos em cópias digitais (DCP, Bluray ou DVD) com legendas eletrônicas em português. O evento tem curadoria da pesquisadora Liciane Mamede e de Guy Borlee, coordenador de programação do Il Cinema Ritrovato.

Serviço

Il Cinema Ritrovato On Tour

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – 05 A 19 DE MAIO DE 2016

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE – 06 A 13 DE MAIO DE 2016

www.vaievemproducoes.com