Da redação

Com 205 filmes selecionados, começa no dia 9 de março a 15ª edição da Mostra do Filme Livre, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Até o dia 4 de abril, o público poderá assistir gratuitamente a obras de todos os gêneros, formatos e durações nesta que é a maior mostra de filmes independentes do Brasil. Estão na programação 35 longa-metragens, diversos debates e quatro oficinas de vídeo. A abertura terá transmissão ao vivo pela internet através do site da Mostra.

Este ano, 1.342 filmes foram inscritos de todo o país, sendo 90% deles realizados de forma independente. A Mostra ainda será realizada em mais três capitais: São Paulo (de 16 de março a 7 de abril); Brasília (de 13 de abril a 2 de maio) e Belo Horizonte (de 25 de maio a 13 de junho). Também vai acontecer pela primeira vez em Niterói, em maio, no Cine Arte UFF.

A MFL distribuiu os filmes em sessões diferenciadas. Um dos destaques é a inédita Panaméricas Latinas, já que pela primeira vez a mostra recebeu e selecionou filmes livres de outros países da América do Sul. Um deles, o Chile, terá inclusive uma sessão específica, a Especial Chile em Cine.

Em cada cidade sede (exceto Brasília) também serão realizadas sessões especiais com exibição de produções locais. No Rio,  além do Curta Rio (duas sessões com 10 curtas feitos no estado), haverá a sessão Cultura Canábica Brasil, com quatro curtas seguidos de debate sobre a descriminalização da maconha.

Depois de ser apresentada nos CCBBs, a MFL percorrerá o circuito de Cineclubes Livres, que em 2015 teve 2.700 espectadores em mais de 60 cidades. A MFL é a maior e a mais abrangente mostra de cinema brasileiro, por conta da extensa variedade de produções que exibe e do tempo que fica em cartaz, 5 meses.

Confira a programação completa, com sinopses de cada filme e ficha técnica: http://mostradofilmelivre.com/16/agenda.php

Serviço

Mostra do Filme Livre
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro  – 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2007 | ccbbrio@bb.com.br
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Datas: De 9 de março a 4 de abril de 2016
Horários: consultar programação no site http://mostradofilmelivre.com/16/
Entrada Gratuita, senhas distribuídas 1 hora antes

Lotações: 98 lugares (Cinema I), 50 lugares (Cinema II) e 6 cabines
Horários da Bilheteria: Das 9h as 21h. (tel.: 3808-2052)