Da redação

Acontece de 20 de maio a 05 de junho, no Cine Olido, a 2ª edição da mostra Bem-Vindo a Nollywood, com a exibição de 13 filmes inéditos no circuito comercial.

A mostra é dividida em quatro episódios. O primeiro, “O início de Nollywood”, apresenta filmes realizados originalmente em VHS, com forte apelo melodramático e rodados em formato seriado. Já em “O boom de Nollywood” temos a oportunidade de conhecer filmes que proporcionaram a internacionalização do moderno cinema nigeriano. Em “Nollywood na perspectiva Ioruba” podemos ver como a língua e a cultura ioruba ganharam forma no cinema. Por fim, “A nova Nollywood” revela o atual estágio da produção nigeriana.

Além das exibições cinematográficas, a mostra oferece um curso gratuito, no dia 24/5, sábado, às 17h, no Cine Olido, com duração de 3 horas, que apresenta Nollywood em uma perspectiva histórica e traz ao público paulistano os novos caminhos e desafios do audiovisual nigeriano. Os interessados podem se inscrever no site da mostra:bemvindoanollywood.wordpress.com/curso/

SONY DSC

O curso será ministrado por Chris Ihidero, que foi colunista de jornal, editor de revista e professor universitário antes de começar a trabalhar com cinema. Em 2007, Ihidero começou a trabalhar como diretor trainee no estúdio Amaka Igwe, uma das maiores produtoras de conteúdo para TV e cinema da Nigéria e pioneira em Nollywood.  Atualmente, é chefe executivo de operações da Q Entertainment Network, uma empresa de agregação e difusão de conteúdo.

A mostra também presta uma homenagem a Amaka Igwe, produtora e diretora nigeriana, falecida em abril deste ano. Entre os seus filmes, destacam-se Rattle Snake e Violated, duas produções aclamadas pela crítica. Recebeu diversos prêmios, entre eles o African Movie Academy Awards (AMAA) pelo conjunto de sua obra. A mostra exibe Forever, um de seus filmes que trata de questões sociais profundas de uma maneira bem peculiar.

Recentemente, a UNESCO apontou a moderna indústria de filmes nigeriana como a segunda mais prolífica em todo o mundo. O volume de produções excede Hollywood e quase equipara-se a Bollywood. Em 2010 foram lançados mais de 1.500 filmes.

Pouco mais de 20 anos após o lançamento de Living in Bondage, de Chris Obi Rapu, marco do nascimento de Nollywood, a mostra “Bem-Vindo a Nollywood – 2º Edição” tenta remontar alguns capítulos de uma história recente, além de celebrar uma das mais inventivas indústrias do mundo.

Serviço:

BEM-VINDO A NOLLYWOOD – 2º EDIÇÃO

DE 20/05 A 05/06

INGRESSO: R$ 1,00 (INTEIRA) E R$ 0,50 (MEIA-ENTRADA)

CINE OLIDO – AVENIDA SÃO JOÃO, 473 – REPÚBLICA

CAPACIDADE: 236 LUGARES

IDADE RECOMENDADA: 10 ANOS

Curso com o cineasta Chris Ihidero

DIA 24/05, SÁBADO

DURAÇÃO: 3 HORAS (das 17h às 20h15)

VAGAS: 50

Inscrições  gratuitas no site da:

http://bemvindoanollywood.wordpress.com/curso/