Da redação

De 29 de abril a 4 de maio, a CAIXA Cultural apresenta uma seleção de filmes que retratam a cena audiovisual do Chile nos últimos anos. A programação reúne 12 longas metragens e 10 curtas, entre documentários e ficções, incluindo títulos que serão exibidos pela primeira vez no Brasil, como A Valsa dos inúteis, do diretor Edison Cajas.

No sábado, dia 3 de maio, às 17h, Cajas participará do debate “Panorama do cinema chileno contemporâneo”. Ao lado dele estarão o pesquisador chileno Carlos Flores, diretor do curso de Cinema e Televisão do Instituto de Comunicação e Imagem da Universidade do Chile, e o professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense, Fabián Núñez, além de Cristóbal Sobera.

Entre os destaques da mostra estão os longas De quinta a domingo, de Dominga Sotomayor, que ganhou o Tiger Award de Melhor Filme no Festival de Cinema de Rotterdam; Glória, de Sebastián Lelio, que levou o Urso de Prata de Melhor Atriz, no Festival de Berlim, para Paulina Garcia; e Jovem aloucada, de Marialy Rivas, que fez grande sucesso em sua estreia no Festival de Sundance. O filme Tony Manero, dirigido por Pablo Larrain (No) também integra a programação.

O ingresso custa R$2,00 com direito a meia entrada e a programação completa pode ser vista no site: http://www.onovocinemachileno.com.br/