Quando anunciei a primeira edição do curso “Mulheres no Cinema”, fruto de um ~ amor incontrolável ~ entre o Cinemascope e o Mulher no Cinema, joguei na roda a seguinte provocação: você seria capaz de listar, assim, de bate e pronto, o nome de 10 diretoras?

Foi mais ou menos dessa forma que eu e a Luísa Pécora também demos início à primeira aula. Com o avançar das semanas, as terças-feira passaram a ser aguardadas com ansiedade, não só pelos alunos, mas por nós duas. Já dizia um amigo querido: “dar aulas, na verdade, é apenas uma desculpa para aprender mais”. Sábio Donny.

Terminamos essa jornada intensa de descobertas com uma única certeza, a de que queríamos viver isso novamente. Sendo assim e, atendendo a pedidos, lançamos a 2° edição do curso, com novidades e melhorias, resultantes dos feedbacks recebidos por nossas ~ cobaias ~ <3

Mulheres no Cinema: uma imersão no cinema feito por elas

Dividida em três módulos — “Cineastas pioneiras”, “Vanguarda e resistência” e “Cinema contemporâneo” —, esta edição foi expandida e conta com 16 encontros. Neles, discutiremos, também, como as narrativas dos filmes escolhidos estão relacionadas a questões históricas, sociais, comportamentais e políticas.

Durante os dois meses de curso, traçaremos um panorama introdutório que aborda o cinema mudo, sonoro, experimental, animação, Nouvelle Vague, Era dos blockbusters, cinema brasileiro moderno, novo cinema brasileiro (ficção e documentário), além de incluir questões de diversidade e identidade, com recorte de raça. Ainda haverá uma aula especial com sessão, seguida de debate sobre um filme a ser escolhido.

Com início em 10 de setembro, a 2° edição do “Mulheres no Cinema” acontecerá na Escrevedeira, localizada no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. O investimento para o curso é de R$ 900 (à vista), com opções de parcelamento aqui. As matrículas já estão abertas, garanta a sua: http://bit.ly/cursomulheresnocinema

Qualquer dúvida, basta escrever para: paisjoyce@gmail.com  e/ou contato@mulhernocinema.com

Já que comecei com uma provocação, terminarei com outra: em 2019 o cinema perdeu duas grandes cineastas — Agnès Varda e Barbara Hammer — , você sabe quem são elas?

Foto tirada no último dia do curso. Infelizmente nem todos alunos estão nela, mas nossas carinhas felizes dizem tudo 😉

Serviço 

QUANDO |  10 de setembro a 31 de outubro de 2019

DIAS DA SEMANA E HORÁRIO | Terças e Quintas, das 19:00 às 22:00 hrs

ONDE |Escrevedeira (Rua Isabel de Castela, 141, Vila Madalena, São Paulo – SP)

DURAÇÃO | 16 encontros

CARGA HORÁRIA | 48h

EMENTA  e INSCRIÇÕES | http://bit.ly/cursomulheresnocinema

 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema! Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.