Da Redação

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra e, como forma de homenagear a data, o Sesc Vila Mariana terá uma programação gratuita especial ao longo do mês com exibições de filmes e vídeos, além de música, dança, atividades físicas, oficinas e contações de história focada na cultura negra. As exibições fazem parte da segunda edição do Projeto Sankofa – Memórias de Mão Dupla e têm como objetivo estimular a reflexão sobre o legado cultural dos negros e afrodescendentes e também propõe a revitalização das contribuições do continente africano para a cultura brasileira.

Entre as obras que o público poderá conferir estão  Mumbi, Viviane Ferreira, Cinzas, de Larissa Fulana de Tal e Afripédia Senegal e Angola, Teddy Goiton, além da exibição da série Diz Aí: Extermínio da Juventude Negra, de Claudio Maneja Jr e Victor Luiz do Santo que acontece de terça a domingo entre as 9h às 21h30. O público também poderá contar com a exibição gratuita de curtas todas sextas-feiras das 20h às 20h40 até o dia 18 de dezembro na praça de eventos. Vale lembrar que a retirada dos ingressos para as exibições ocorrem uma hora antes da sessão na Central de Atendimento. Mais informações no site do Sesc.

Carolina

Carolina – Um dos filmes exibidos pelo projeto

Confira abaixo a programação de filmes:

Dia 14

Mumbi (Dir. Viviane Ferreira, Brasil)
Este curta metragem experimental mostra a angustia de uma jovem cineasta, Mumbi, que após participar de um dos maiores festivais de cinema do mundo se vê enclausurada em seu interior sem saber qual será sua próxima obra. A parir do diálogo entre seu pensamento e suas lembranças de obras marcantes do cinema brasileiro, Mumbi se liberta.

Cinzas (Dir. Larissa Fulana de Tal, Brasil)
O curta-metragem, adaptado do conto homônimo do escritor Davi Nunes, tem como personagem principal o jovem Toni: estudante universitário, que trabalha como operador telemarketing na empresa Tumbeiro, na cidade de Salvador.  Toni é a imagem do espelho de uma multidão acostumada com a negação, mas que não abriu mão da resistência, é um filme sobre cotidianos comuns e seus universos pessoais.

Afripédia Senegal e Angola (Dir. Teddy Goitom, Etiópia, 2014)
Afripedia é uma série de cinco documentários que visam remodelar a imagem da África, oferecendo atraentes histórias íntimas contadas por visionários artistas africanos que estão expandido as fronteiras de auto-expressão criativa.

*Bate papo com as cineastas Viviane Ferreira e Larissa Fulana de Tal
Sábado, das 14h às 16h30
Auditório (128 lugares)
Não recomendado para menores de 12
Grátis | Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento

Dia 21

Carolina (Dir. Jeferson De, Brasil)
No curta-metragem “Carolina”, o cineasta Jeferson De roteiriza algumas passagens do best-seller “Quarto de Despejo”, da escritora Carolina Maria de Jesus. O filme se passa em um quarto onde Carolina (interpretada por Zezé Motta), mora com a filha. Cercada por uma realidade de miséria, desespero e preconceito, ela desabafa e extravasa suas angústias por meio das palavras. O filme cria uma envolvente atmosfera teatral recheada por imagens históricas da própria Carolina e de longos (porém necessários) períodos de silêncio.

O Preço do Perdão (Dir. Mansour Sora Wade, Senegal)
Um espesso nevoeiro cobre um vilarejo da costa sul do Senegal há vários dias e impede a entradas das pequenas embarcações no mar.Com apenas 20 anos, o jovem Mbanik, filho do ancião, ganha a confiança do povo e cativa a jovem Maxoye, mas seu sucesso desperta a inveja de Yatma, seu amigo de infância.Inspirado no romance homônimo do escritor Mbissane Ngom, o drama “O Preço do Perdão”, busca respeitar a tradição da cultura oral africana.

*Bate Papo com o cineasta Jefferson De
Sábado, das 14h às 16h30
Auditório (128 lugares)
Não recomendado para menores de 12 anos
Grátis | Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento

Dia 28

O Dia de Jerusa (Dir. Viviane Ferreira, Brasil)
No momento em que conhece Silvia, Jerusa proporciona a ela uma tarde inusitada repleta de memórias, convidando uma “desconhecida” à compartilhar momentos de felicidade. “O dia de Jerusa” foi selecionado para a Mostra de Curtas-metragem (Short Film Corner) do festival de Cannes de 2014, na França. O Filme traz à tona uma reflexão sobre a velhice e a solidão.

Gênesis (Dir. Cheick Oumar Sissoko, Mali)
Inspirado no livro sagrado de Gênesis, o filme conta a luta de poder entre duas famílias: um clã de pastores, liderados por Jacó e outro clã de caçadores liderados por seu irmão Esau. Apanhado no fogo cruzado está seu primo e sua tribo de agricultores. Prêmio, melhor filme de Namur na França e FESPAÇO em Burkina Faso.

*Bate papo com a cineasta Viviane Ferreira
28/11, sábado, das 14h às 16h30
Auditório (128 lugares)
Não recomendado para menores de 10 anos
Grátis | Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento

Diz aí: Extermínio da Juventude Negra
Lançada em 2013, a série aborda de perto a violência contra o jovem negro na sociedade atual nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Salvador. Na direção, Claudio Maneja Jr – Núcleo de Conteúdo da Querô Filmes – e Victor Luiz dos Santos – capacitado nas oficinas Querô 2006.
De 19/11 a 31/01/2016, terça a domingo
Sala de Leitura, de terça a sexta, das 9h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h30
Espaço de Tecnologia e Artes, de terça a sexta, das 13h30 às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h

Serviço:
Central de Atendimento: Terça a sexta-feira, das 9h às 21h30; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.

Horário de funcionamento da unidade: Terça a sexta, das 7h às 21h30; sábado, das 9h às 21h; e domingo e feriado, das 9h às 18h30.

Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, São Paulo – SP
Informações: 5080-3000