A 25° edição edição do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade promete ficar marcada na história do festival e o motivo tem nome: Gus van Sant. Com a curadoria artística de João Federici, este ano o cineasta americano virá ao Brasil pela primeira vez para receber uma homenagem especial.
Considerado o maior evento cultural sobre a diversidade sexual da América Latina e um dos maiores do planeta, o Festival acontece, de forma 100% gratuita, de 15 a 26 de novembro e terá na abertura para convidados a exibição do longa Me Chame Pelo Seu Nome, do italiano Luca Guadagnino.
Inédito em São Paulo, o filme, Premiado no Festival de Melbourne (Austrália) e selecionado para os Festivais de Sundance (EUA), Berlim (Alemanha) e Toronto (Canadá), narra a história do sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa, Elio, de 17 anos. O garoto está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando Oliver, um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega.
Gus Van Sant receberá um troféu pelo conjunto de sua obra, além de participar do MixLab Spcine no decorrer do Mix Brasil. O diretor ainda ganha uma retrospectiva dentro do Festival com a exibição de importantes títulos de sua cinematografia, entre eles seu primeiro longa, Mala Noche (1987), filmado em preto e branco e Garotos de Programa (1991), um já clássico dos anos 90, com River Phoenix e Keanu Reeves no elenco.
Falei sobre um dos seus primeiros trabalhos – Drugstore Cowboy (1989) – no #cinemascopetv tempos atrás, vamos relembrar?