Entre marmeladas e gargalhadas, o CINUSP Paulo Emílio vai exibir, em parceria com o coletivo CIRCUSP, a mostra Ria, palhaço de 04 a 20 de dezembro de 2017. O espetáculo cinematográfico – com entrada franca – contará com a realização de debates e a exibição de filmes nacionais e internacionais, de diferentes estilos e épocas, nas quais a figura do palhaço é representada em distintos espaços: no circo, na rua ou na estrada.

Há palhaços que atuam em circos com lonas. Essa questão é vista em Chocolat, longa-metragem que narra a trajetória de um dos primeiros palhaços negros da França e que será apresentado no dia 12, às 19h. Após a exibição do filme haverá o debate “Palhaço, educação e racismo”, conduzido pela palhaça, filósofa e pesquisadora em psicologia das massas Cida Almeida, pelo professor e coordenador da Escola de Jovens Artistas do Doutores da Alegria Heraldo Firmino e pela palhaça e mestranda em Artes Cênicas pela ECA-USP Mariá Guedes.

Mas não há apenas o circo com lona. Isso fica explícito no drama do menino Jonas que improvisa um circo no quintal de sua casa com o objetivo de levar alegria às crianças do seu bairro. Esse enredo é apresentado no filme brasileiro Jonas e o circo sem lona, que recebeu o Prêmio do Público no Festival de Toulouse, na França.

Se não tem circo (com ou sem lona), o palhaço faz seu espetáculo em céu aberto. Em Se essa rua fosse minha são apresentadas as experiências de vida de palhaços e outros artistas que atuam nas ruas. A exibição desse documentário ocorrerá no dia 06, às 19h, e em seguida acontecerá um debate com a produtora audiovisual e diretora do filme Júlia Piccolo Von Zeidler, juntamente com o fundador da companhia Circo Bem Bolado de São Bernardo do Campo Palhaço Pixuxu.

Também há palhaços em movimento constante. Esse elemento faz parte do enredo de Deserto, filme que conta a história de um grupo itinerante de comediantes no sertão nordestino. Acreditem ou não, mas existe até palhaço sagrado. Em Hotxuá é mostrado as dinâmicas em torno do sacerdote do riso dos indígenas Krahôs, localizados no norte de Tocantins.

O evento também exibirá outros filmes que envolvem a figura do palhaço na sociedade, como Noites de Circo, de Ingmar Bergman; A Estrada da Vida, de Federico Fellini; O Palhaço, de Selton Mello, Ridi, pagliacci!, de Herbert Brenon; Click, de Elias Mingoni; Monstros, de Tod Browning; e Dumbo, de Ben Sharpsteen.

Então, estão esperando o quê? Aproveitem para fechar o ano com boas gargalhadas e com muita diversão. A sala do CINUSP fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia – Favo 04 (Cidade Universitária da USP). A programação completa da mostra e as informações referentes aos filmes estão no site do CINUSP.

Bom espetáculo a todos e todas!