Da Redação

A Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (FENEEC) decidiu alterar o dia das estreias de filmes nos cinemas do Brasil, que agora passarão de sexta para quinta-feira.  A mudança começará a valer para filmes que entrarão em cartaz a partir do dia 13 de março deste ano. Há mais de vinte anos seguindo o modelo de estreias dos Estados Unidos, com lançamentos na sexta, o Brasil agora se iguala ao padrão de países como a Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Peru e Rússia, onde as novidades cinematográficas também chegam às telonas às quintas-feiras.

Segundo a FENEEC, a mudança é uma forma de tentar atrair público para as quintas-feiras, um dia onde o movimento nos cinemas não é muito grande. A novidade também anteciparia o final de semana despertando o interesse de um grande número de pessoas que normalmente precisam esperar até a sexta-feira para ver renovadas as opções nos cinemas brasileiros.

A decisão aconteceu graças a um acordo firmado entre a FENEEC, exibidores e distribuidores. Ainda assim não foram divulgadas até o momento informações sobre alterações de preços de ingressos ou promoções que possam vir a ocorrer com a mudança.