Por Felipe Teixeira

Um dos maiores festivais de cinema da América Latina, o Festival do Rio inicia nesta quinta-feira (6/10) sua diversificada programação de 250 filmes de mais de 60 países divididos em 15 mostras. As sessões irão ocorrer em cerca de 20 locais de exibição espalhados pela cidade do Rio até o encerramento no evento, no dia 16. Pela primeira vez em sua história, o Cinemascope está credenciado para a cobertura do festival e irá acompanhar de perto diariamente as principais novidades e estreias. Siga a conta do Cinemascope no Snapchat (cinemascope2016) para receber vídeos e fotos em tempo real do que estiver rolando!

Dentre os mais aguardados filmes do evento, estão A Chegada, nova produção de Dennis Villeneuve (Os Suspeitos), que abrirá a 18ª edição do Festival do Rio, na Cidade das Artes; Eu, Daniel Blake, grande vencedor do Festival de Cannes 2016; Toni Erdmann, representante alemão no Oscar 2017; o documentário Voyage of Time: Life’s Journey, de Terrence Malick; É Apenas O Fim do Mundo, de Xavier Dolan; A Luz Entre Oceanos, com Michael Fassbender e Alicia Vikander; além dos elogiados indies Capitão Fantástico, com Viggo Mortensen, e Paterson, com Adam Driver, e muitas outras promissoras produções.

O cinema brasileiro, como não poderia ser diferente, também marcará presença com mais de 50 filmes na mostra Première Brasil, que concorrem ao Troféu Redentor, destinado ao melhor filme nacional. BR 716, vencedor do Festival de Gramado 2016, e Elis, longa sobre a vida de uma das maiores cantoras da música brasileira, são algumas das esperadas estreias do festival.

Rio Market

Paralelamente ao festival de cinema, a cidade do Rio também receberá mais uma vez o Rio Market, evento com palestras e workshops com discussõesobre a indústria nacional e internacional de audiovisual. Em 2016, mais de 50 mesas de debate e 20 workshops e master classes com grandes nomes do mercados estão confirmados, dentre eles Armando Bó, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original por Birdman, e o produtor britânico Allan Cubitt, da série The Fall.

O RioMarket tem o compromisso de desenvolver a indústria audiovisual, promovendo a troca de conhecimento entre profissionais renomados, novos produtores e empresas conceituadas no ramo. A ideia é proporcionar oportunidades de negócios e capacitação de profissionais do mercado. Diretores, produtores, roteiristas, figurinistas, técnicos, advogados e outros profissionais da indústria audiovisual brasileira e internacional debaterão diferentes temas: legislação do mercado, ferramentas tecnológicas, modelos e oportunidades de negócios, cases de sucesso, financiamento e pirataria, entre outros.

Para mais informações sobre a programação do Festival do Rio e do Rio Market, ambos com muitas exibições e eventos gratuitos, acesse: http://www.festivaldorio.com.br/

Confira abaixo o trailer de algumas da estreias mais aguardadas do festival:

BR 716:

A Chegada:

Capitão Fantástico:

A Luz Entre Oceanos: