Da redação

A Mostra Extreme Cinema – O Cinema Contemporâneo de Transgressão, que acontece no Centro Cultural de São Paulo de 15 a 30 de abril, na sala Lima Barreto, tem como temas discutidos o sexo e a violência, nos longas franceses, dinamarqueses, austríacos e sul-coreanos. Tudo isso com ingressos a R$ 1,00.

 A mostra reúne 17 longas, cinco inéditos no Brasil: Mártires (2008, Pascal Laugier), A Invasora (2007, Julien Maury, Alexandre Bustillo), Eu vi o Diabo (2010, Kim Jee-woon), Em minha Pele (2002, Marina de Van) e Alta Tensão (2003, Alexandre Aja). Um dos destaques é o filme Anticristo (2009), do diretor Lars Von Trier, além de Violência Gratuita (1997), de Michael Haneke e Irreversível (2002), de Gaspar Noé. Também estão na mostra os filmes A vida de Jesus, Desejo e obsessão, Intimidade, O Pornógrafo, Para minha irmã, Pola X, Sombra, Sozinho contra todos e Swimming Pool – À beira da piscina.

Os curadores da mostra tiveram inspiração de um novo movimento do cinema francês, conhecido como New French Extremity, que engloba uma nova onda de filmes transgressores que surgiram de uma só vez na França, e transforma em mecanismo o choque e o explícito no cinema.

Confira no site a programação completa com os dias e horários das sessões.