Após anunciar um hiato em 2014, o Studio Ghibli, um dos mais amados e reconhecidos estúdios de animação do mundo, fez uma surpresa para os fãs ao final de 2019 e anunciou que novas produções estavam a caminho. Uma delas seria How Do You Live? (Como você vive, em tradução literal), dirigido por Hayao Miyazaki e que estrearia antes das Olimpíadas de Tóquio, que estavam programadas para 2020, mas não ocorreram por conta da pandemia. O segundo projeto seria a primeira animação em 3DCG do estúdio, o longa Aya e a Bruxa, dirigido por Goro Miyazaki, filho de Hayao e diretor de obras como Da Colina Kokuriko e Contos de Terramar.

O longa é baseado na obra Earwig and the Witch, de Diana Wynne Jones, autora que também inspirou O Castelo Animado, e narra a história da jovem Aya, uma menina que vive em um orfanato e é adotada por uma bruxa. Morando em uma casa assombrada, ela precisará fazer o melhor de sua situação e não se deixar assustar. A história por si só tem a “pegada Ghibli”, mas é impossível não se chocar ao ver o trailer. Talvez nós que estejamos muito acostumados com o estilo 2D do estúdio e por isso a nova animação pareça tão estranha, porém, a verdade é que algo ali não parece se encaixar. Não apenas por não ter o estilo que fez do Ghibli um estúdio tão renomado, a animação como um todo parece um tanto crua, como se não tivesse sido finalizada de fato. Ao ver o trailer me senti como se estivesse assistindo a qualquer animação que passa em um desses canais infantis. Faltou o “fator Ghibli”, ao menos nesse trailer.

É cedo ainda para se ter uma opinião concreta, mas confesso que ao ver o trailer de Aya e a Bruxa fiquei mais decepcionada do que animada. É um processo complexo e, ao mesmo tempo, triste. O estúdio precisa se renovar para continuar a existir, mas corre o risco de perder a sua essência no processo. Espero que esse não seja o caso. O longa estreará direto no canal japonês NHK no dia 30 de dezembro. Ainda não há informações sobre distribuição internacional.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.