O Itaú Cultural lança nesse dia 19 de junho, dia do cinema nacional, sua própria plataforma gratuita de streaming: Itaú Cultural Play. A estreia já acontece com 135 produções, dentre elas: filmes, séries, programas de TV, festivais, mostras temáticas e/ou competitivas, além de recortes de curadores convidados e instituições parceiras, contemplando variedade estética e temática.

A estreia vem com mostra histórica dedicada a Glauber Rocha e homenagem ao produtor Luiz Carlos Barreto. O cinema contemporâneo também terá espaço, com filmes reconhecidos pela crítica e premiados em festivais, obras de cinema independente, filmes universitários e mostras temáticas, com parceiros institucionais e de festivais audiovisuais.

A consciência da dificuldade de acesso de uma população que fica às margens da cultura por não ter condições financeiras de acessá-la, trouxe uma urgência em promover a plataforma com conteúdo de acesso gratuito. Essa preocupação vem somada à importância de dar voz às representatividades indígenas, negras, femininas e LGBTQIA+ e possibilitar a democratização do acesso ao público e a produtores e diretores ao cinema do nosso país.

Contemplando produções de todos os estados brasileiros, a plataforma terá um lançamento faseado em 3 etapas: na primeira, lançada em 19/06, o foco será nos navegadores de internet; na segunda, o Itaú Cinemas entrará para o catálogo das produções e, na última, o aplicativo para SmartTV’s será lançado. De acordo com o planejamento do Itaú Cultural, até setembro todas as etapas serão cumpridas e poderemos acessar todo o conteúdo da plataforma em nossas televisões.

A Itaú Cultural Play chega com parceria de divulgação da produção audiovisual de instituições culturais de todo o Brasil, com recortes curatoriais próprios. No lançamento, instituições parceiras montaram uma curadoria de suas próprias produções, entre elas: a Festa Internacional Literária de Paraty (Flip); a São Paulo Companhia de Dança, os institutos CPFL e Alana e os dois canais de televisão, Arte1 e TVE/Bahia. Além disso, a programação conta com produções de três festivais de cinema: forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, que fez a seleção de filmes de autoria indígena; IN-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical e o É Tudo Verdade

Como um bônus, além da sinopse das obras, a plataforma vai disponibilizar cards escritos pelos curadores com informações sobre o “porquê ver” cada produção, com foco em usuários que gostam de consumir informações. Ainda existirá um diálogo entre as várias frentes do Itaú Cultural, complementando o conhecimento sobre as obras, diretores, atores e período histórico, com hiperlinks que encaminharão o usuário a conteúdos relacionados ao que ele está assistindo, como por exemplo a Enciclopédia Itaú Cultural, o site, o canal do YouTube e também os podcasts.

A ideia é que no futuro a plataforma tenha salas com sessões especiais pagas, mas tudo isso sem afetar o propósito de oferecer conteúdo gratuito.

Quer conhecer mais e fazer o seu cadastro na plataforma? Acesse o site da Itaú Cultural Play