José Mojica Marins foi um dos mais importantes pioneiros do cinema nacional, tendo inventado um tipo de terror brasileiro em essência, a partir da precariedade da indústria cinematográfica local. Seu personagem Zé do Caixão é um caso único de genialidade unânime entre a crítica e o público. 

Goste-se ou não de seu horror visceral e – muitas vezes – explícito, Mojica escreveu seu nome na cinematografia não só brasileira, mas mundial, tendo sido reconhecido na Europa e nos EUA, até mais do que em seu próprio país. Para homenagear a memória deste patrimônio da nossa arte, o Cinemascope realiza gratuitamente a Masterclass Zé do Caixão: Esta noite encarnarei na tua alma

Conduzida pelo mestre Donny Correia, esta aula fará um retrospecto na vida e na obra de Mojica, desde sua infância nos arrabaldes paulistanos, quando conheceu a magia do cinema, até o auge de sua criação maior, Zé do Caixão. 

Sua história de vida e suas obras, são também a história do cinema brasileiro durante os anos 1960 a 1980, quando as produções independentes tomavam os cinema e arrebanhavam uma plateia que sentia prazer em ser assombrada e torturada pelas maldades daquele terrível coveiro, em sua busca pelo filho perfeito.

Essa ação conta com o apoio do Telecine. Por lá é possível conferir dezenas de filmes nacionais e de terror. Esses e outros 2000 títulos estão organizados em cinelists completíssimas, ideais para você que deseja aprofundar seus conhecimentos sobre a sétima arte. De quebra, clicando aqui você garante a gratuidade nos primeiros 30 dias de acesso ao streaming. Vai ficar de fora? 

 

Confiram as informações abaixo e não deixem de se inscrever!

INSCRIÇÕES AQUI

QUANDO

Segunda-feira 14 de Junho, às 19h*

*A aula não ficará disponível depois, somente quem assistir ao vivo terá acesso ao conteúdo.
**Ofereceremos um certificado a todos os que assistirem a aula até o final.  

PARA QUEM SE DESTINA

Estudantes; críticos; cineastas; jornalistas; historiadores da arte e do cinema; professores de História, Arte, Cinema, Filosofia e matérias correlatas; entusiastas do cinema nacional e do cinema de terror.

A aula acontece gratuitamente no dia 14/06 às 19h. 

INSCRIÇÕES AQUI

 

PARA SABER MAIS: 

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o cinema nacional e conhecer um pouco da didática do professor Donny Correia, separamos alguns links caprichados:

Quando perdemos o ilustríssimo José Mojica Marins, Donny gravou um vídeo em homenagem ao mestre do terror brasileiro. É possível aquecer os motores para a Master dando o play abaixo:

Cinema Brasilis: Com 12 episódios, esta série apresentada por Donny disponível no YouTube e traça um verdadeiro panorama sobre a sétima arte nacional

Cinema Brasilis DROPS: Inspirado pela playlist acima, Donny traz agora pílulas de conhecimento sobre realizadores e períodos históricos do cinema brasileiro no IGTV. Lá você encontra um episódios dedicados a vários momentos marcantes do nosso audiovisual. 


Curso Introdução à Linguagem Cinematográfica: Aqui, o professor apresenta cada um dos elementos internos de um filme desde sua origem até a evolução que conhecemos hoje. As turmas estão fechadas, mas em breve serão abertas para novas matrículas. Saiba mais aqui.

Sobre o Professor

Donny Correia é doutor e mestre em estética e história da arte pela USP e crítico de arte e de cinema, membro da ABRACCINE. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Cult. Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc, além de dar consultorias em pesquisa de cinema e artes visuais. Publicou seis livros, entre eles Cinematographos de Guilherme de Almeida – antologia da crítica cinematográfica (Editora Unesp, 2016) e Cinefilia crônica – comentários sobre o filme de invenção (Editora Desconcertos, 2018).

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.