O Dia Internacional contra a Homofobia, celebrado em 17 de maio, sempre tem uma programação especial no Cinemascope. Quem acompanha o nosso trabalho sabe que defendemos a diversidade de gênero e a pluralidade de narrativas. Este ano, realizaremos uma Masterclass Gratuita com o tema “LGBTQIA+ e o Cinema Brasileiro”. 

Ministrada pelo cineasta, jornalista e escritor Lufe Steffen, a aula será uma retrospectiva das representações de personagens LGBTQIA+ no cinema brasileiro nos últimos 100 anos. A partir de uma linha do tempo que começa em 1920, o professor analisará filmes de diversas épocas que contém personagens e temáticas LGBTQIA+. 

Nessa trajetória, destacam-se produções como O Menino e O Vento (1967), Um Clássico, Dois em Casa, Nenhum Jogo Fora (1968), a Trilogia Paulistana dos diretores José Antônio Garcia e Ícaro Martins e a Trilogia Carioca de Lael Rodrigues. Já dá pra ir assistindo a alguns desses títulos e chegar na aula pronto para o banho de conteúdo que Lufe vai oferecer. 

Confiram as informações abaixo e não deixem de se inscrever.

INSCRIÇÕES AQUI

QUANDO

Segunda-feira 17 de maio, às 19h*

*A aula não ficará disponível depois, somente quem assistir ao vivo terá acesso ao conteúdo.
**Ofereceremos um certificado a todos os que assistirem a aula até o final.  

PARA QUEM SE DESTINA

Estudantes; críticos; cineastas; jornalistas; historiadores da arte e do cinema; professores de História, Arte, Cinema, Filosofia; entusiastas do cinema LGBTQIA+, representantes de movimentos de causas correlatas. 

A aula acontece gratuitamente no dia 17/05 às 19h. 

INSCRIÇÕES AQUI

PARA SABER MAIS

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema e conhecer um pouco sobre o professor Lufe Steffen, separamos alguns links que você vai gostar:

No Canal do Cinemascope no YouTube, você assiste a um bate papo  entre o Lufe e a Joyce Pais sobre a relação entre o cinema LGBTQIA+, seus personagens e a censura, que por vezes impede que histórias sejam contadas.

Essa duplinha dinâmica também conversa sobre as diferentes formas que os personagens LGBTQIA+ foram representados no cinema nacional. De estereótipos ambulantes e figuras complexas que hoje se destacam em obras prestigiadas, destacamos ficções e documentários dignos de nota. É pra assistir com um bloquinho do lado.

Para complementar, também vale conferir o artigo “Bury your gays”: porque nós, pessoas LGBTQIA+, (também) precisamos de finais felizes?” onde Joyce Pais fala sobre os tropos narrativos mais frequentes para personagens LGBTQIA+. Também recomendamos a leitura desse artigo super atual, escrito por Cícero Pedro: Camp, o corpo como utopia do excesso, ou uma ode a Gil do Vigor.

Sobre o Professor: 

Lufe Steffen é cineasta, jornalista, escritor, ator e cantor, formado em Comunicação – Rádio & Televisão na Universidade Metodista, além de formação técnica como ator na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Como cineasta, escreveu e dirigiu 10 curtas-metragens ficcionais e 2 longas documentais, os premiados “São Paulo em Hi-Fi” (2016) e “A Volta da Pauliceia Desvairada” (2012), ambos sobre a noite LGBT paulistana. Roteirizou e dirigiu “Cinema Diversidade”, série documental para TV em 10 episódios, sobre o cinema brasileiro LGBT do século XXI e inspirada em seu próprio livro “O Cinema que Ousa Dizer Seu Nome” (2016). Publicou ainda o livro “Tragam os Cavalos Dançantes” (2008).

Em 2017, implantou a websérie “Memórias da Diversidade Sexual”, produzida junto ao Museu da Diversidade Sexual, onde escreveu, produziu e dirigiu todos os episódios. Desde 2017 ministra oficinas sobre o cinema LGBT do Brasil e do mundo. Em 2018 criou e realizou o 1º Workshop de Roteiro Audiovisual para Pessoas Trans.Mantém o canal Naftalufe, no YouTube, onde apresenta programas semanais sobre a cultura pop vintage do século XX. Acaba de rodar seu 1º longa de ficção, o musical queer ambientado nos anos 80 “Nós Somos o Amanhã”. 

 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.