Da redação

O jornal Avvenire, que é ligado à Igreja Católica e publicado pelo Vaticano, fez severas críticas ao filme Noé (leia a crítica AQUI). O longa dirigido por Darren Aronofsky (Cisne Negroe estrelado por Russell Crowe (Os Miseráveis) no papel do profeta que recebe uma mensagem divina e constrói uma arca para salvar sua família e um par de cada espécie animal, foi chamado de “uma oportunidade perdida, um Noé sem Deus”.

O texto foi escrito pelo cítico Mimmo Muolo, que considerou o filme “estranho”. De acordo com o jornalista, o filme se afasta muito da história descrita nos capítulos iniciais do livro de Gênesis. Para ele, o épico se perde em conceitos

ecológicos e esbarra no movimento da Nova Era, transformando o conto bíblico em uma chance desperdiçada”

O jornal ainda disse que o filme do diretor Aronofsky tem cópia de alguns elementos de Gladiador, da franquia Harry Potter  (confira nosso ESPECIAL) e da franquia O Senhor dos Anéis (confira o ESPECIAL). O único elogio feito pela publicação foi relacionado ao apuro técnico de Noé, descrito como “visualmente potente”.

Em março, uma das notícias relacionadas ao Noé, foi que Darren Aronofsky, Russell Crowe e executivo Rob Moore, vice-presidente da Paramount, tentaram marcar uma reunião com o Papa Francisco, a ideia era pedir para o pontífice pudesse assistir e abençoar a produção, mas o pedido foi negado pelo Vaticano. Depois disso eles receberam um convite oficial para acompanhar uma missa realizada pelo papa na Praça de São Pedro. Sobre o evento Crowe comentou:

Diante da controvérsia em torno do filme, achei o convite do Vaticano bastante gentil”

A crítica do jornal Avvenire entrou no rol de polêmicas que envolvem Noé, que foi banido em diversos países do Oriente Médio e reprovado por espectadores de várias religiões em sessões-teste realizadas em 2013.

Apesar de tudo, Noé conquistou ótimas estreias nos Estados Unidos e no Brasil.

Confira o trailer: