Por Mario Neto

Realizada na última semana, a mostra Núcleo dos Direitos no Cinusp, exibiu obras nacionais e internacionais que traziam reflexões acerca dos direitos coletivos e individuais do ser humano, entre as obras selecionadas estavam, o brasileiro O Ano que Meus Pais Saíram de Férias e o francês Intocáveis, além de outros títulos.

A programação da mostra contou ainda com uma sessão especial de pré-estreia do documentário Repare Bem, dirigido pela atriz portuguesa Maria de Medeiros, no qual ela nos apresenta a história de três gerações de mulheres marcadas pela ditadura, através de depoimentos da militante Denise Crispim, que foi presa e torturada grávida, e de sua filha Eduarda Crispim que nasceu no meio da revolução.Após a exibição do longa, foi promovido um debate com a Maria de Medeiros, Denise Crispim, e com a atriz Ana Petta, a qual apresentou a história de Denise para Maria.

No debate foram abordados temas como; memória política e histórica, o atual período de efervescência brasileira, tendo em vista os protestos dos últimos meses, além dos processos de elaboração, produção e desenvolvimento do filme. Maria disse ser encantada pelo Brasil e fascinada pela sua história, e que foi um imenso prazer poder retomar importantes reflexões sobre um período tão obscuro de nosso país.Vencedor do prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Gramado deste ano, Repare Bem já está em cartaz nos cinemas.  Nossa equipe esteve presente no evento e registrou em vídeo o debate que aconteceu com a atriz portuguesa, em breve postaremos o vídeo.