Se você acha que o cineastas brasileiros do final dos anos 1960 eram um bando de hippies malucos e histéricos porque seus filmes eram escandalosos e incompreensíveis, está precisando atualizar suas configurações! Chamados de “Marginais”, “Udigrudi” e outros nomes pejorativos, esses cineastas contestaram a Ditadura Militar, a censura e a ameaça truculenta do regime com sarcasmo, humor e erotismo sem perder de vista a crítica e a inovação estética. 

Na Masterclass GRATUITA “Marginal? Udigrudi? Cinema Brasileiro fora do eixo“, o professor Donny Correia aborda alguns trabalhos de Rogério Sganzerla, Mojica, Ozualdo Candeias, Andrea Tonacci e outros, além de trazer exemplos que estavam fora do eixo Rio-SP e foram tão importantes quanto, para o que o crítico Jairo Ferreira chamou de “Cinema de Invenção”.

 

QUANDO

  • Quinta-feira 23 de novembro, às 19h
  • Duração de até 3h*

*A master não ficará disponível depois, somente quem assistir ao vivo terá acesso ao conteúdo. 

**Esta Masterclass faz parte da Semana + Cinema do Cinemascope e conta com o apoio do serviço de streaming Telecine

PARA QUEM SE DESTINA

Estudantes; críticos; cineastas; jornalistas; historiadores da arte e do cinema; professores de História, Arte, Cinema, Filosofia e matérias correlatas; entusiastas do cinema nacional. 

A aula acontece gratuitamente no dia 23/11 às 19h.

INSCRIÇÕES AQUI

 

MOTIVOS PARA SE INSCREVER: 

  • Aula ministrada por um profissional atuante, mestre e doutor no assunto;
  • E-book com o nome de todos os filmes e livros citados durante a live;
  • Contato extra-aula com o professor para sanar possíveis dúvidas
  • Participação do sorteio da Box da diretora Ana Carolina, idealizado pela Rosebud Club

PARA SABER MAIS: 

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o cinema nacional e conhecer um pouco da didática do professor Donny Correia, separamos alguns links caprichados: 

Cinema Brasilis: Com 12 episódios, esta série está disponível no YouTube e traça um verdadeiro panorama sobre a sétima arte nacional

Cinema Brasilis DROPS: Inspirado pela playlist acima, Donny traz agora pílulas de conhecimento sobre realizadores e períodos históricos do cinema brasileiro no IGTV. Lá você encontra um episódios dedicados a vários momentos marcantes do nosso audiovisual. 

Curso Introdução à Linguagem Cinematográfica: Aqui, o professor apresenta cada um dos elementos internos de um filme desde sua origem até a evolução que conhecemos hoje. As turmas estão fechadas, mas em breve serão abertas para novas matrículas. Saiba mais aqui.

Lives: Donny Correia também participou de diversas lives no canal do Cinemascope no YouTube. Na primeira delas, ele falou sobre movimentos de ruptura no cinema. Na segunda, ele conversa sobre a carreira de Anselmo Duarte, único diretor brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Na terceira ele apresenta uma retrospectiva da obra de Walter Hugo Khouri dentro da estética do Cinema Novo. Todas são imperdíveis.

Sobre o Professor

Donny Correia é doutor e mestre em estética e história da arte pela USP e crítico de arte e de cinema, membro da ABRACCINE. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Cult. Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc, além de dar consultorias em pesquisa de cinema e artes visuais. Publicou seis livros, entre eles Cinematographos de Guilherme de Almeida – antologia da crítica cinematográfica (Editora Unesp, 2016) e Cinefilia crônica – comentários sobre o filme de invenção (Editora Desconcertos, 2018).

 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.