Da redação

O Brasil e o resto do mundo vivem momentos de grandes debates e mobilizações em relação aos direitos da mulher, e diversos protestos e campanhas mostram a importância da luta de igualdade de gênero nas mais variadas esferas. Em harmonia com essas discussões fundamentais, o Canal Brasil exibe a Mostra Cine-Delas a partir do próximo dia 8, com apresentação da cineasta Anna Muylaert e filmes dirigidos por diretoras.

De janeiro a março – mês do Dia Internacional da Mulher –, sempre às sextas-feiras, às 22h, o canal traz um longa assinado por uma diretora brasileira, das mais diversas naturalidades e sotaques. Antes da exibição de cada obra, Anna Muylaert entrevista a responsável pelo filme para trazer ao público detalhes sobre os bastidores, questões do universo da mulher no cinema e suas motivações como realizadora.

O primeiro filme a ser exibido, no dia 8, é Amor, Plástico e Barulho (2014), de Renata Pinheiro, coprodução Canal Brasil. No longa, com Nash Laila e Maeve Jinkings, a fértil cena musical do Recife é cenário para a história de Shelly, uma jovem dançarina que sonha em tornar-se uma estrela do brega, inspirada em Jaqueline, companheira de banda e artista consagrada. O tom de brincadeira e dor de cotovelo das letras do estilo contrasta com as brigas, rivalidades e desilusões das personagens em um mundo em que valores e amizades são descartados em busca do sucesso.

O festival seguirá com os filmes – em ordem, toda sexta-feira: Amor, Plástico e Barulho (2014), de Renata Pinheiro; Revelando Sebastião Salgado (2012), de Betse de Paula; Ó Paí, Ó (2007), de Monique Gardenberg; Um Passaporte Húngaro (2001), de Sandra Kogut; Pequeno Dicionário Amoroso (1996), de Sandra Werneck; Como Esquecer (2010), de Malu Di Martino; A Primeira Missa – Ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum (2014), de Ana Carolina; Reidy – A Construção da Utopia (2009), de Ana Maria Magalhães; Justiça (2004), de Maria Augusta Ramos; A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral; Irma Vap – O Retorno (2006), de Carla Camurati; A Via Láctea (2007), de Lina Chamie; e Durval Discos (2002), de Anna Muylaert – que será entrevistada por Simone Zuccolotto, apresentadora do canal.