O mês de abril mal começou e já promete eventos imperdíveis para os interessados em temáticas LGBTTQI. Até o dia 29 de abril o Sesc Ipiranga apresenta a Mostra Ser, que procura refletir sobre o amor e o respeito. Com a exibição filmes, cujo eixo central é o afeto, a mostra – que reúne quatro médias e longas e cinco curtas-metragens produzidos ao longo da última década – também é composta pelo pocket show de Linn da Quebrada, por uma série de bate-papos sobre diversidade e gênero e pelo curso LGBTs no Cinema Brasileiro – Panorama Histórico Séculos XX e XXI.

Entre os dias 3 e 29, o público poderá conferir os curtas Eu não quero voltar sozinho (2010), Não gosto dos meninos (2011), A arte de andar pelas ruas de Brasília (2011), Antes das palavras (2013), Nosso amor existe (2016). Entre os médias e longas-metragens, destaca-se a intensa presença de documentários, entre os títulos estão Meu corpo é político (2017), Meu nome é Jacque (2016) e Vozeria (2015).

Em meio às exibições, ainda haverá um pocket show de Linn da Quebrada no dia 26 de abril, a partir das 19h. A atividade é gratuita e para participar é apenas necessário retirar ingresso na bilheteria a partir das 18h.

Uma série de debates com o tema “A diversidade dos afetos em cena” acontece ao longo da mostra. No dia 27, às 17h30, a cineasta Angela Zoé, do filme Meu nome é Jacque, e a psicóloga Ana Ferri debatem o tema. No dia 28, às 17h, é a vez de Maju Giorgi, personagem do filme Vozeria, e Ana Ferri falaram sobre o assunto. Por fim, no dia 29, às 17h, os diretores Rafaela Camelo, René Guerra e Daniel Ribeiro participam da discussão com mediação de Ana Ferri.

Todas às terças-feiras, entre 3 e 24 de abril, o cineasta e jornalista Lufe Steffen realiza o curso LGBTs no Cinema Brasileiro – Panorama Histórico Séculos XX e XXI. Ele vai traçar uma linha do tempo da representatividade no cinema nacional, comentando e exibindo pequenos trechos de filmes que trazem personagens LGBTs em suas tramas. As aulas acontecem no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Ipiranga entre às 19h e às 21h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Central de Atendimento ou pelo e-mail: oficinas@ipiranga.sescsp.org.br