Em parceria com a The Film Foundation, fundação criada por Martin Scorsese para fomentar a preservação e restauração de obras do cinema mundial, a MUBI, plataforma conhecida por oferecer produções de difícil acesso passará a disponibilizar filmes clássicos e raros a partir dos próximos meses. Títulos como A Cor Romã, de Sergei Parajanov, Hanyo, a Empregada, de Kim Ki-Young, e The Law of the Border, de Lüfti Ö. Akad, estão entre os nomes a serem liberados pelo serviço. Alguns já se estão disponíveis, como Muna Moto, de Jean-Pierre Dikongué-Pipa.

O objetivo é fazer com que os filmes se tornem mais acessíveis, permitindo que mais pessoas possam conhecê-los e passem a buscar outros trabalhos tanto dos mesmos diretores quanto dos países dos quais tais obras vieram. Scorsese acredita que a parceria permitirá que as produções cheguem a mais gente, resgatando memórias e relembrando da importância de se preservar a sétima arte. “Por décadas, a The Film Foundation tem trabalhado para preservar, restaurar e disponibilizar filmes de todas as épocas, gêneros e regiões – são 925 até agora. Estou ansioso para dividir essas lindas restaurações com o incrível e estimado público da MUBI.”

Lembrando que a assinatura da MUBI custa R$27,90 por mês ou R$202,80 a anuidade. A plataforma está disponível via navegador da web, Amazon Fire TV, aparelhos Roku, Apple TV, Smart TVs LG e Samsung, e também nos aparelhos mobile como iPad, iPhone e Android.

Confira os títulos a serem disponibilizados pela parceria:

Muna Moto (Jean-Pierre Dikongué-Pipa, 1975) – Disponível

Ngando and Ndomé estão apaixonados. Eles querem se casar, mas Ngando não pode pagar o dote dela. No entanto, quando Ndomé engravida, a tradição manda que ela encontre um marido, e um casamento com o tio de Ngando é rapidamente arranjado. Em desespero, Ngando decide fazer o impensável no dia do casamento.

Chess of the Wind (Mohammad Reza Aslani, 1976) – Disponível a partir de 11 de abril

A matriarca de uma casa nobre está morta e agora há um conflito entre o restante dos moradores para ver quem receberá a herança.

Hanyo, a Empregada (Kim Ki-Young, 1960) – Disponível a partir de 27 de abril

O compositor de piano Dong-sik e sua mulher grávida precisam de ajuda extra com a casa, então eles contratam uma empregada, que precocemente começa a apresentar um comportamento problemático. Tensões entre ela e Dong-sik conduzem a um caso, e a gravidez termina em um aborto espontâneo.

The Law of the Border (Lüfti Ö. Akad, 1966) – Disponível a partir de 4 de maio

Em Deliviran, uma vila próxima de Urfa perto da fronteira síria, o chefe de Hidir está envolvido em contrabando e acaba baleado. Hidir tenta ficar fora de atividades ilegais, mas as circunstâncias contribuem para empurrá-lo na direção oposta até que ele aceita levar um rebanho de ovelhas para o outro lado da fronteira.

Oh, Sun (Med Hondo, 1967) – Disponível a partir de 17 de maio

Um imigrante africano luta na França para encontrar um emprego, enfrentando racismo e discriminação.

A River Called Titas (Ritwik Ghatak, 1973) – Disponível a partir de 20 de junho

Baseado no aclamado romance de Advaita Malla Barman, e filmado na casa de infância de GhataK, no Leste Bengal logo após a independência de Bangladesh, o filme captura as músicas, discursos, rituais e ritmos de uma comunidade uma vez autossuficiente e que teve sua cultura varrida.

Revenge (Yermek Shinarbaev, 1989) – Disponível a partir de 27 de julho

Soungou, um jovem e frágil menino coreano, carrega um fardo pesado em seus ombros, transmitido em sua infância por seu pai. Sua obsessão na vida: vingança. Se a tradição não for realizada, se a alma de seu pai não for apaziguada, Soungou nunca encontrará seu lugar na Terra.

Sayat-Nova/A Cor da Romã (Sergei Parajanov, 1969) – Disponível em julho – data a ser confirmada

Um retrato do reverenciado poeta armênio do século 18 Sayat-Nova. Fazendo uma crônica da vida dessa emblemática figura, de sua infância até sua morte, o filme aborda suas várias relações com mulheres, especialmente sua musa.

Transes (Ahmed El Maanouni, 1981) – Disponível a partir de 1º de agosto

A inovadora banda marroquina Nass El Ghiwane apresenta uma série de eletrizantes performances ao vivo na Tunísia, Marrocos e França. Contadores de histórias por meio da música e instrumentos tradicionais, a banda se tornou uma sensação, graças às rebeldes e sublimes letras e som totalmente acústico.

La Femme Au Couteau (Timité Bassori, 1969) – Disponível a partir de 11 de agosto

Tradições africanas são postas em questão por meio das dificuldades de uma jovem intelectual traumatizada pela educação muito rígida na África.

Insiang, o Lírio de Manila (Lino Brocka, 1976) – Disponível em agosto – data a ser confirmada

Insiang mora com sua mãe Tonya em um casebre na periferia da cidade. Depois de ter sido estuprada por Dado, companheiro de sua mãe, Insiang foge com seu namorado. Mas quando ele a abandona, tudo o que ela pode fazer é voltar para casa.

Verão Seco (Metin Erksan, 1964) – Disponível a partir de 6 de setembro

Um intrigante agricultor de tabaco se propõe a arruinar seus concorrentes, desviando a água local para sua propriedade. Um triângulo amoroso se desenvolve entre o fazendeiro, seu irmão mais decente e a bela aldeã, que se torna esposa do irmão.

After The Curfew (Usmar Ismail, 1954) – Disponível a partir de 6 de outubro

Um veterano de Guerra se encontra desiludido com a vida civil na era pós-guerra e se sente traído pela corrupção e liderança mal administrada ao seu redor. Eventualmente, se vê fugindo das autoridades em uma cidade que, depois da revolução, ainda está sob toque de recolher.

Mysterious Object at Noon (Apichatpong Weerasethakul, 2000) – Disponível em outubro – data a ser confirmada

Nesse semidocumentário, Apichatpong Weerasethakul providencia um retrato original de seus cidadãos. Batalhadores como vendedores de comida, um boxeador viciado em televisão, uma policial piedosa e um coletor de látex sem amor, contribuem para uma narrativa serial.

Black Girl (Ousmane Sembène, 1966) – Data a ser confirmada

Uma mulher senegalesa está ansiosa para encontrar uma vida melhor no exterior. Ela consegue um emprego como governanta para uma família francesa, mas encontra seus deveres reduzidos aos de uma empregada, depois que família se muda para o sul da França. No seu novo país, ela é constantemente feita ciente de sua raça e maltratada pelos seus patrões.

The Wagoner (Ousmane Sembène, 1963) – Data a ser confirmada

Abre para o vazio absoluto de uma tela preta, evocativamente preenchida pelo som de um canto tribal solene e místico entoado em meio à assincronia de uma batida rítmica e contundente. A escuridão subsequentemente revela uma foto de alto contraste, à luz do dia, dos bairros nativos empobrecidos.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.