Por Joyce Pais

É impossível falar de cinema brasileiro hoje, sem falar do papel que as mulheres ocupam nele, enquanto mercado, principalmente. Uma pesquisa realizada pela ANCINE revelou que dos 128 filmes nacionais lançados em 2015, 99 foram dirigidos por homens, 19 apenas por mulheres e 10 por ambos os sexos.

Foi justamente essa realidade preocupante e o dia a dia nos sets de filmagem, predominantemente dominados por homens, que estimulou Patricia Bernal há cerca de um ano a criar o grupo no Facebook Mulheres Filmmakers e do Audiovisual. Nele, estão mulheres estudantes, profissionais e iniciantes na área audiovisual, que já somam mais de 2 mil membros. Além de divulgar vagas de trabalho e informações profissionais, o espaço é uma ótima oportunidade de discutir o espaço da mulher nessa indústria.

Se dedicando intensamente para o crescimento do grupo desde o início, Patricia se juntou a outras “manas” para criar o primeiro encontro presencial do grupo, que acontece neste sábado (30), em São Paulo, e contará com palestras e conversas com cineastas brasileiras e será transmitido ao vivo online. A filmmaker e militante ainda mantém um canal muito bacana no Youtube chamado Câmera na Mão, onde compartilha dicas sobre empreendedorismo para quem quer começar a produzir de forma mais autônoma.