Da redação

Kleber Mendonça Filho tem motivos de sobra para comemorar este final de ano: O Som ao Redor levou o prêmio de Melhor Filme de Estreia da prestigiosa Associação de Críticos de Toronto, deixando para trás filmes como Fruitvale Station – A Última Parada (dirigido por Ryan Coogler) e A Voz de uma Geração (dirigido por Lake Bell).

Porém, tanto reconhecimento não foi o bastante para manter o filme na corrida pelo Oscar 2014, na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Hoje a Academia anunciou quem são os nove finalistas e no dia 16 de janeiro serão divulgados os cinco indicados. Os filmes que ainda concorrem são: The Broken Circle Breakdown, de Felix Van Groeningen (Bélgica), An Episode in the Life of an Iron Picker, de Danis Tanovic (Bósnia), L’image manquante, de Rithy Panh (Cambódia), A Caça, de Thomas Vinterberg (Dinamarca), Zwei Leben, de Georg Maas e Judith Kaufmann (Alemanha), O Grande Mestre, de Wong Kar-Wai (Hong Kong), The Notebook, de Janos Szasz (Hungria), A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino (Itália), e Omar, de Hany Abu-Assad (Palestina).

Em entrevista ao Portal UOL, Kleber ressalta a importância da pré indicação de O Som ao Redor ao Oscar 2014, mesmo depois de todos os festivais que o filme foi exibido:

Pessoas que não são da área de cinema – o senhor da padaria, minha vizinha – ficaram muito impressionadas com a notícia. Isso porque saiu até no ‘Jornal Nacional’, na imprensa toda. Era o mesmo filme 24 horas antes, mas 24 horas depois era o filme do Oscar, o filme que tinha passado no ‘Jornal Nacional'”.

Além disso, o Ministério da Cultura e a Ancine (Agência Nacional do Cinema) investiram cerca de R$ 284 mil na promoção do filme nos EUA (verba destinada para compras de anúncios em sites americanos, jornais e revistas) e na contratação dos mesmos publicistas dos filmes A Partida (2008) e Piaf – Um Hino ao Amor (2007), ambos vencedores do Oscar.

Após todo esse trabalho de O Som ao Redor, Kleber Mendonça Filho se juntará Mark Peploe para dirigir o filme The Crew, convite feito em um dos festivais que Kleber exibiu O Som ao Redor.