Recentemente, fomos até a pequena e charmosa cidade de Espinho, em Portugal, com uma linda praia e próxima do município de Porto. Foi nesse cenário que aconteceu esse ano a 14ª edição do FEST – New Directors New Films Festival. O FEST tem a particularidade de exibir filmes de novos realizadores e, assim, ser uma janela de oportunidades e impulso para o começo da carreira de cineastas iniciantes. O festival é dividido em três partes: Training Ground (uma seção de formação, com masterclasses e workshops), Pitching Forum (espaço de laboratório para desenvolvimento e financiamento de projeto) e por último, mas não menos importante, o festival em si com exibição de filmes e a competição principal.

Neste ano, o Training Ground trouxe nomes gigantes do cinema, entre eles o produtor, diretor e roteirista Roman Coppola (conhecido por ser produtor e co-roteirista dos filmes de Wes Anderson, filho de Francis Ford Coppola), o iraniano ganhador de dois Óscares Asghar Farhadi,  Gabriela Cristiani montadora de Último Tango em Paris e ganhadora de Óscar de melhor montagem para O Último Imperador, Stephan Elliott (diretor do clássico Priscilla: a rainha do deserto), entre outros grandes nomes do cinema. No Pitching Forum, os selecionados pela equipe de produção passam um tempo se preparando e no fim de semana eles apresentam seus projetos para profissionais da indústria buscando financiamento para sua obra.

Na edição do festival, temos grandes destaques de outros festivais, como o dinamarquês Winter Brothers que foi ganhador de vários prêmios no Festival de Locarno na Suiça, Blue my Mind, destaque do Festival de San Sebastián, além de muitas obras que concorrem ao Lince de Ouro, entre outros prêmios na seção de documentário e ficção. Já nos curtas-metragens, teve vários brasileiros na competição.

Outras seções do festival são: a exibição de filmes na praia (Beach Cinema), a retrospectiva de trabalho de outros cineastas no “Be Kind Rewind”, “Flavours of the World”, que homenageia cinematografias ao redor do mundo e o FESTinha, sessão especial de filmes para os miúdos.

O FEST tem como objetivo criar um espaço propício para cineastas emergentes exibirem e promoverem seu trabalho em um meio que é tão concorrido e cada vez mais saturado que é o cinema e audiovisual.