Área do Festival do Rio voltada para o mercado reunirá grandes nomes da indústria audiovisual

Da redação

O RioMarket 2013, que acontece de 27/9 a 9/10, está com inscrições abertas para seus workshops e seminários. Área do Festival do Rio voltada para o mercado contará a participação diretores, produtores, roteiristas, técnicos, autoridades e outros profissionais se reunirão com o público em seminários (RioSeminars) e workshops para esclarecer e discutir assuntos pertinentes ao setor. Inscrições e informações sobre valores no site www.riomarket.com.br.

O RioSeminars abre sua programação no dia 27 com a Mostra Porta dos Fundos. Alguns filmes serão exibidos, seguidos de debate com os integrantes. A mostra Globo News contará com alguns dos seus principais profissionais falando sobre documentários, grandes reportagens e exibirá dois documentários inéditos, produzidos pela emissora Da cabeça aos pés de Renée Castelo Branco e Dossiê 50: comício a favor dos náufragos de Geneton Moraes Neto. Entre os convidados de destaque nos seminários estão Tim Gibbsons (premiado produtos de Acredite se Quiser, Betty White Off Their Rockers e Real Husbands of Hollywood), Eugene Kelly (produtor executivo de Board Empire, Roma e The Pacific), e Raelle Tucker (roteirista de True Blood e Supernatural), além de Tod Machover e Alex Mcdowell, professores do MIT Media Lab.

Um tema amplamente debatido no RioSeminars será “coproduções”.  Convidados falarão sobre vários aspectos de parcerias entre Brasil e México, Argentina, Inglaterra e África do Sul. Na Sessão de 20 minutos, representantes das principais redes de TV (aberta e fechada) apresentarão oportunidades de negócios e cases bem-sucedidos após a implementação da lei 12.485/2011. Outros assuntos discutidos no RioSeminars serão: venda internacional, legislação, pirataria, digitalização, distribuição, entre outros.

Juntamente com os seminários, os workshops oferecem oportunidade única para o profissional e/ou estudante do audiovisual ficar em contato com especialistas, que vêm ao Rio para compartilhar conhecimentos e experiências. Este ano, o evento contará com a presença de profissionais ilustres envolvidos na produção de grandes sucessos da indústria.

Jon Durie, expert em marketing para cinema, ministrará o workshop “Como vender seu filme para o mercado internacional”. Ele desenvolveu ações para os principais filmes de Tarantino, Almodóvar, entre outros nomes. A figurinista Mary Vogt, idealizadores do famoso macacão usado por Michelle Pfeiffer, em Batman O Retorno, será a responsável pelo workshop de figurino este ano. Ela também assinou o costume designer de Pushing Daisies, MIB e Quarteto Fantástico. Para falar sobre roteiro, Daniel Burman, de O abraço partido e O mistério da felicidade, entre outros. O workshop Desing de Produção ficará a cargo de John Muto, que assinou A Experiência, Esqueceram de mim, entre outros. William Harper, de Grey’s anatomy, ministrará o workshop Roteiro para Televisão.

Outros temas de workshop são “Fazendo cinema com seu iPad e iPhone”, “Realidade construída” e “Gap financing para produção cinematográfica”.

SERVIÇO:
RioMarket 2013
Período: 27 de setembro a 9 de outubro de 2013
Horário: 9h às 18h
Local: Armazém da Utopia – Av. Rodrigues Alves, s/n° – Armazém 6 do Cais do Porto (Sede do Festival do Rio), Rio de Janeiro.
Inscrições, agendamentos e informações sobre valores: http://www.riomarket.com.br/