Jogar luz em um dos capítulos mais marcantes dos tempos sombrios da Ditadura Militar. Talvez seja essa a principal intenção do documentário Soldados do Araguaia, cuja pré-estreia será realizada nesta quinta-feira (11), às 17h. A exibição será no auditório 11 da UERJ (no Auditório 11. 1º andar, BLOCO F) e com entrada franca.

Além da exibição do filme, também será realizada uma roda de conversa. O tema será a democracia e a ditadura militar no Brasil. Estarão presentes para o debate os representantes da Clínica do Testemunho – Iser-RJ, o corroteirista do filme Ismael Machado e a produtora executiva do projeto, Michelle Maia.

Produzido pela Giros Filmes e dirigido por Belisário Franca (Menino 23). Em Soldados do Araguaia, o diretor conta as histórias da famosa Guerrilha do Araguaia, a partir do ponto de vista dos soldados de baixa patente e que foram enviados para combater os guerrilheiros. O filme tem uma narrativa densa, com uma direção imersiva e provocadora que joga o espectador para dentro da mata junto com a lembrança dos entrevistados.

Com isso, o documentário é mais que apenas uma tentativa de expor os acontecimentos que envolveram a Guerrilha do Araguaia. Soldados do Araguaia expõe os traumas e decepções de personagens  que atuaram diretamente no episódio. Tudo sob a ótica dos soldados de baixa patente, mostrando que todas as cruéis faces da repressão do Estado na época da Ditadura no Brasil.

A intenção do documentário é incentivar discussões que mantenham vivas as memórias sobre o que aconteceu na ditadura militar brasileira por meio das histórias de pessoas que serviram ao exército, mas que acabaram também como vítimas da engrenagem oficial de violência.

Soldados do Araguaia teve exibição elogiada na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo do ano passado e também conquistou o terceiro lugar no 34º Prêmio Direitos Humanos do Jornalismo (categoria documentário).

Confira o trailer: