O hype. Ah, o hype… É aquele assunto que está sendo muito falado e promovido por aí e que sua popularidade acaba sendo confundida com qualidade. O termo vem de “hyperbole” que em inglês significa “exagero”. Atualmente no cinema, os heróis têm sido os principais responsáveis por esse movimento. Mas essa onda pode acontecer brevemente em um filme que não é exatamente de herói com o lançamento da nova produção do diretor Christopher Nolan, Tenet (2020).

Nolan talvez seja uma das figuras mais hypadas do cinema atual. No seu currículo estão filmes como Amnésia (2000), O Grande Truque (2006) e Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008). A cada novo lançamento, os fãs do diretor transformam seus lançamentos num monumento e elevam o hype às alturas. Dentre o público geral e críticos, as opiniões ficam divididas entre quem concorde e os que acham um exagero os elogios tão animados. A Origem (2010) e Interestelar (2014) são seus produções que mais dividiram as opiniões entre os que achavam obras primas e os que chamavam o diretor de superestimado. Esse ano a estreia de Tenet promete ter essa mesma pegada.

Contudo, numa tentativa de deixar tudo mais misterioso, o diretor (e a equipe de marketing, obviamente) não divulgou uma sinopse oficial até então. Tudo o que sabemos oficialmente é o que está no trailer. Parece ser um filme de espionagem envolvendo manipulação do tempo. Há quem diga, inclusive, de que ele tenha alguma ligação com A Origem.

O ator Michael Caine, parceria antiga de Nolan, disse em entrevista que nem ele sabe do que se trata o filme. Tudo que ele recebeu foram algumas páginas do roteiro, um dia de gravação e fim. Nolan nem lhe deu explicação do que significava Tenet. Já Robert Pattinson, que atua pela primeira vez com o diretor, contou que antes de aceitar o papel, ele pode ler o roteiro apenas uma vez e em uma sala trancada. John David Washington, de Infiltrado na Klan (2018), é o protagonista do longa e também é a primeira vez que atua em uma produção de Christopher Nolan.

Assim como outras produções, devido a pandemia da covid-19, o filme teve seu lançamento adiado. Até o momento, a estreia está marcada para o dia 17 de julho de 2020.

 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.