Por Mario Neto

 

Ao prestar uma bela homenagem póstuma a sua amiga e conterrânea, a coreógrafa Pina Baush, falecida em 2009, o diretor alemão Wim Wenders evidencia toda sua sagacidade na construção do processo de imersão documental, ou melhor, no “proto – documental”,  já que a nomenclatura não cabe muito bem na obra em questão. Visto que em nenhum momento da projeção o cineasta fornece informações que possam elucidar a figura da brilhante bailarina, salvo as exceções, das espécies de depoimentos que os multiétnicos dançarinos da companhia fazem sobre a mesma (cada um em sua língua natal, inclusive no português de uma brasileira).

Wenders estaciona suas lentes na palpitação dos movimentos, mergulha na diagramação das expressões corporais, retrata o envolvimento do pulso sensorial no campo imagético, faz prevalecer a contemplação envolta na admiração do deslocamento dos membros. Cria-se a ambientação no estranhamento, na dificuldade de tragar os passos expressivos, os saltos desconexos e a instauração do (não) discurso gestual.

A utilização do elemento 3D, é disposto na linguagem sublimemente, exercendo um papel importantíssimo para a experiência de apreciação da manifestação artística que está acontecendo a todo instante. As  texturas realçadas e contornadas na terceira dimensão, causam uma sensação agradável de leveza, funcionam como uma ponte de ligação entre o arranjo das performances dos bailarinos e o entendimento do indivíduo que interage visualmente com a situação.Para os amantes da dança e das expressões artísticas Pina pode ser um deleite. Apesar da montagem demasiadamente arrastada e monótona, que interfere de modo negativo no andamento do longa, sua essência não fica comprometida. E tal acontecimento não se sucede, pois os deslizes são rapidamente remexidos, e logo são incorporados no contexto da dança – teatral, fazendo com que a homenagem seja digna e sofisticada.

 

Cinemascope-Pina -PosterPina.

Ano: 2010

Diretor: Wim Wenders

Roteiro: Wim Wenders

Elenco Principal: Pina Bausch, Regina Advento, Ruth Amarante, Rainer Behr, Andrei Berezin, Damiano Ottavio Bigi, Bénédicte Billet, Ales Cucek.

Gênero: Documentário.

Nacionalidade: Alemanha/França/Reino Unido.

 

 

 

Veja o trailer:

[youtube]wV5qADsF1qk[/youtube]

Galeria de Fotos: