Por Magno Martins

Em pleno século XXI, onde a tecnologia promoveu verdadeiras revoluções em todos os âmbitos da vida do ser humano (e do planeta como um todo), ainda vivemos em uma sociedade guiada por conceitos totalmente ultrapassados, onde a repressão, o medo e a fobia são impostos de diversas formas, colocando à margem da sociedade pessoas que são discriminadas injustamente todos os dias.

Hoje, 17 de maio, comemora-se o Dia Internacional Contra a Homofobia. Hoje é o dia oficial em que a comunidade LGBT do mundo todo bate a mão no peito para reivindicar algo muito simples: respeito. Não é segredo para ninguém como o preconceito e a ignorância são colocados sob diversas formas (na teledramaturgia, nas igrejas, na política, muitas vezes por vídeos pela internet, por opiniões de celebridades e por ai vai) e diversos crimes (violência física e psicológica) são cometidos contra pessoas que, como qualquer cidadão, trabalha, estuda, cumpre suas obrigações, mas vivem aterrorizados pelo medo de “ser quem  você é”.

O Cinema é uma arte de expressão, todos sabem disso. Felizmente existem grandes diretores, roteiristas, escritores, atores e atrizes que fazem questão de transformar essa arte em algo a mais: na luta contra a homofobia. Os filmes listados abaixo tem esse objetivo, de mostrar a todos que existe, sim, amor entre pessoas do mesmo sexo e que isso deve ser encarado como algo natural.

A Revolta de Stonewall

Todo mundo deveria assistir esse incrível documentário. Com diversos depoimentos pesados, emocionantes e tristes, é muito interessante conhecer a história dos homossexuais em Nova York, na década de 60, quando suas vidas eram submetidas à diversas formas de exclusão. Stonewall era um bar nova-iorquino onde gays, lésbicas, bissexuais e transexuais se encontravam, e, por diversas vezes, era invadido pela polícia local para prender os frequentadores, por “comportamentos inadequados” perante a sociedade. Cansados de tanta tortura psicológica e física, por muitas vezes, e depois de um acontecimento catastrófico, todos se reuniram para protestar nas ruas de Nova York, dando origem às paradas gays conhecida em todo o mundo.

[youtube]x5rSfS2tgyc[/youtube]

Orações para Bobby

Em tempos onde nos deparamos com ideias como a “cura gay”,proposta pelo Deputado Federal Marco Feliciano, Orações para Bobby se torna cada vez mais pertinente. A história do filme gira em torno de Mary (Sigourney Weaver) que, ao descobrir que seu filho Bobby (Ryan Kelley) é gay, faz de tudo para curá-lo de tal “doença”: leva-o para terapias e cultos religiosos. Enquanto o filho lutava para quebrar os preconceitos dentro de si e os de sua mãe, um fato trágico acontece para mostrar a Mary que seu filho é mais valioso do que qualquer preconceito. O desfecho é extremamente emocionante, sem dúvidas,um filme para ver com toda a família e discutir assuntos importantes e necessários.

[youtube]dSg4VNrrhp0[/youtube]

Hedwig and The Angry Inch

Para aqueles que gostam de rock, drama e amor, Hedwig and The Angry Inch é uma boa pedida. A história gira em torno de Hansel (Ben Mayer-Goodman), um jovem alemão que sonha em ser um grande astro do rock. Ao conhecer um americano, que promete a realização de todos os seus sonhos, Hansel faz a cirurgia de mudança de sexo para conseguir se casar e mudar para os EUA. Ao pisar em solo americano no mesmo dia da Queda do Muro de Berlin, nasce Hedwig e sua trajetória com diversos altos e baixos. Vale a pena conferir!

[youtube]mCugaHBSrS8[/youtube]

Howl

James Franco, por si só, dispensa comentários e sua atuação no filme Howl é brilhante. A história gira em torno da geração beat (grupo de artistas norte-americanos de escritores e poetas, que se tornaram conhecidos na década de 1950, que são considerados embrião do movimento hippie) onde o escritor Lawrence Ferlinghetti, dono da editora americana City Lights Bookstore (interpretado por James Franco) é condenado a um processo pelos seus textos da obra publicada “Howl”, considerada obscena para a sociedade daquele tempo. O filme aborda os textos dessa obra, além de contar a vida do escritor com diversas animações fantásticas. Para quem gosta de literatura, é um filme e tanto!

[youtube]5iB577P1I28[/youtube]

Avril

Não, este não é um filme sobre a cantora canadense Avril Lavigne. Imagine você, órfão ou órfã vivendo, desde sempre, em um convento até que descobre ter um irmão gêmeo no mundo e resolve procurar o mesmo. Agora acrescente a ideia de que este seu irmão é gay. Parece loucura, mas o filme Avril aborda esta fantástica história, onde a quase freira Avril (interpretada pela atriz Sophie Quinton) resolve encontrar seu irmão. Para sua surpresa, ela descobre que seu irmão tem um namorado. Com todas as doutrinas que fora submetida durante toda sua vida, Avril consegue explorar um mundo desconhecido, conhecendo lugares e pessoas tão diferentes do que era repassado pelas irmãs do convento. É uma história muito interessante, onde o preconceito é abordado de uma forma que poucas pessoas conhecem. Vale a pena conferir!

[youtube]o0CAixloTEk[/youtube]

Vídeo além dos clichês…

Para encerrar esta coluna, ao invés de inserir mais um filme, resolvi inserir este vídeo (que minha amiga Pamella Lima me enviou pelo Facebook) publicado pela ONU para mostrar à toda a comunidade LGBT e a sociedade que eles estão cientes do problema da homofobia do mundo. Certamente 2013 é um ano de evolução e revolução da sociedade. O vídeo abaixo fala por si só. Precisamos lutar por um mundo melhor, por mais respeito e tolerância.

Confira e espalhe essa mensagem:

[youtube]lpNE7D5avXo[/youtube]