Da redação

A  69ª edição Festival de Cannes, que acontece entre os dias 11 e 22 de maio, tem um representante brasileiro na disputa da categoria curta-metragem: A Moça que Dançou com o Diabo. Dirigido por João Paulo Miranda Maria, a obra é inspirada na lenda urbana de São Carlos sobre uma garota de família religiosa que dançou com um forasteiro, que revela ser o diabo, na noite de Sexta-feira da Paixão. Após o anúncio da seleção de Cannes, a equipe envolvida na produção deu início a uma campanha de financiamento coletivo a fim de levantar recursos necessários para levar representantes do curta a premiação. 

Rodado em Rio Claro (SP), o curta foi financiado com o dinheiro de uma rifa. O diretor conta, em entrevista à Folha de S. Paulo, que essa foi a saída encontrada após não conseguir viabilizar o projeto por meio de editais. Ele já esteve no festival ano passado e foi um dos destaques da Semana da Crítica com o curta Command Action.

A Moça que Dançou com o Diabo foi selecionado dentre mais de 5 mil títulos inscritos e concorrerá com produções da Espanha, Colômbia, Tunísia, Reino Unido, Filipinas, França, Romênia, Itália e Suécia. A cineasta japonesa Naomi Kawase, do filme Sabor da Vida, preside o Júri dos curtas.