Na manhã do dia 16 de outubro, segunda-feira, aconteceu a coletiva de imprensa do filme Pelé: O Nascimento de uma Lenda, onde estavam presentes os atores Milton Gonçalves (que interpreta Waldemar de Brito no filme) e Leonardo Lima Carvalho (que vive Pelé quando criança), o distribuidor do lançamento nacional do filme, Wilson Feitosa, e o agente internacional de Pelé, Joe Fraga. A participação do lendário jogador estava planejada até o início da manhã, mas por problemas de saúde, Pelé não pôde comparecer na coletiva do filme. A vinda do ator Kevin de Paula, que interpreta Pelé na fase adulta, também estava prevista para a coletiva, mas por razões pessoais também não conseguiu vir.

O filme, dirigido pelos irmãos Jeff e Michael Zimbalist, retrata a história do que é considerado por muitos como o maior jogador de futebol de todos os tempos, desde sua infância, na cidade de Bauru em São Paulo e descoberto por Waldermar de Brito até sua primeira participação, na Copa de 1958.

A questão mais abordada foi a decisão dos produtores em fazer um filme sobre um atleta brasileiro, que se passa inicialmente em uma zona de periferia de Bauru, falado integralmente em inglês (com apenas algumas poucas palavras em português). Feitosa respondeu que o filme se trata de uma produção americana que mira principalmente o exterior, atingindo, assim, um público maior ao optar pela língua inglesa, mas que está planejada uma dublagem em português do filme para o público brasileiro.

Sobre o envolvimento de Pelé com o roteiro do filme, Feitosa comentou que ele esteve totalmente envolvido no primeiro tratamento do filme, se certificando da veracidade de todos os fatos mostrados na tela. Questionado se até mesmo a inicial rivalidade entre Pelé e o jogador Mazzola foi verídica, o distribuidor respondeu que se teve o aval de Pelé quando ele leu o roteiro, então existiu.

Leonardo Lima Carvalho e Milton Gonçalves

Leonardo Lima Carvalho contou como foi selecionado para o papel, que na época tinha 10 anos, onde foi descoberto enquanto jogava bola onde demonstrou sua aptidão para o esporte. Perguntado sobre se seu interesse maior era o futebol ou a atuação e disse querer se dedicar a segunda, onde atualmente trabalha na série de TV Mister Brau. Leonardo comentou das dificuldades em fazer as cenas onde jogava com bolas de meias, cujo formato não era próprio e quando quase danificou a lente em uma das cenas em que faz embaixadinha com uma manga.

Já Milton Gonçalves exprimiu sua grande admiração por Edson Arantes do Nascimento, ao falar que ele foi um grande homem e corajoso por superar as agressões físicas e o racismo que sofreu durante sua vida e falou que o jogador, na época, foi inspirador para milhões de pessoas, ao mostrar um jogador negro que se tornou lendário na história do futebol e que motivou também muitas crianças e adolescentes de classes mais baixas a terem esperança de brilhar como ele.

Finalmente, pelo filme retratar até a participação de Pelé na Copa de 1958, foi indagado se haveria uma continuação que retratasse as vitórias das Copas de 1962 e 1970, Feitosa respondeu que não estava planejado e também garantiu que Pelé assistiu ao filme em suas estreias internacionais e que tinha gostado bastante do resultado.

Pelé: O Nascimento de uma Lenda tem estreia prevista nos cinemas brasileiros para dia 26 de outubro.