Da redação

Sinfonia da Necrópole, escrito e dirigido por Juliana Rojas, foi selecionado para os festivais de Paulínia e Gramado. O filme é o primeiro longa solo da diretora de Trabalhar Cansa (co-dirigido por Marco Dutra). Em sua curta filmografia, Juliana Rojas sempre trabalhou o terror, o suspense e o fantástico. Nesse novo filme ela não abre mão desses elementos, mas prioriza o gênero musical com toques de humor.

Em 2012 a parceria entre Juliana Rojas e a Avoa Filmes rendeu o curta-metragem O Duplo, que teve sua estreia na Semana da Crítica do Festival de Cannes e coleciona mais de 20 prêmios nacionais e internacionais e exibições em mais de 30 festivais na América Latina, Europa, EUA, Ásia e Oceania. Juliana já esteve em Cannes outras três vezes: em 2005, ainda como estudante de cinema, participou com o curta O Lençol Branco (co-dirigido por Marco Dutra). Em 2007, recebeu o Prêmio Descoberta, na mesma Semana da Crítica, pelo curta Um Ramo (co-dirigido por Marco Dutra) e em 2011 seu primeiro longa-metragem Trabalhar Cansa foi o único filme brasileiro na Seleção Oficial do festival, participando da mostra competitiva Um Certo Olhar.

Sinfonia da Necrópole se passa na cidade de São Paulo, onde a rotina do aprendiz de coveiro Deodato muda quando uma nova funcionária chega ao cemitério. Juntos, eles devem fazer o recadastramento dos túmulos abandonados, mas estranhos eventos fazem o aprendiz questionar as implicações em se mexer com os mortos.

Toda essa trama se desenvolve a partir de números musicais. As letras das canções foram escritas pela própria Juliana Rojas, algumas em parceria com Ramiro Murillo, que também assina a produção musical, coreografia e arranjos das canções e Marco Dutra, co-diretor de vários filmes realizados por Juliana e também responsável pelas composições de Sinfonia da Necrópole.

Sinfonia da Necrópole é o quarto longa do Filmes do Caixote, coletivo formado pelos realizadores Caetano Gotardo, João Marcos de Almeida, Juliana Rojas, Marco Dutra e Sergio Silva, que trabalham em colaboração constante.