Por Felipe Teixeira

Depois do reconhecimento mundial pelo incrível Gravidade e pelo curta-metragem derivado Aningaaq, os talentosos irmãos Cuarón voltam a trabalhar juntos em Desierto. Diferente de Gravidade, escrito pelos dois e dirigido por Alfonso Cuarón (que venceu o Oscar pela obra), agora é o irmão mais novo, Jonas, quem assina o roteiro e a direção da nova produção, enquanto Alfonso atua apenas como produtor.

A trama de Desierto acompanha um grupo de pessoas que tenta atravessar ilegalmente a fronteira entre o México e os Estados Unidos em busca de uma vida melhor na terra do Tio Sam, mas acaba sendo confrontado por um perigoso patrulheiro.  Assim como a imensidão do espaço em Gravidade, é visível pelo trailer que a vastidão e a aridez do deserto também serão um importante fator visual para o novo filme dos Cuarón. Desierto foi exibido durante o Festival de Toronto este ano e recebeu boas avaliações da crítica internacional.

Gabriel García Bernal interpreta o protagonista Moises e Jeffrey Dean Morgan é o vilão Sam. Desierto chega em março aos cinemas americanos e ainda não tem data de estreia no Brasil.