Por Cleiton Lopes

Quando assisti à (500) Dias com Ela (2009) pela primeira vez, eu achei genial a troca dos papeis. Ao invés do clichê dos filmes de romance, em que uma mulher se apaixona por um cara “fodão”, um “homem perfeito”, temos um cara romântico que se apaixona por uma mulher idealizada que não acredita no amor. Me senti representado… Droga!

O diretor e roteirista do filme, Marc Webb, disse que na verdade Summer (Zooey Deschanel) não existia. Ele era a visão que Tom (Joseph Gordon-Levitt) tinha sobre as mulheres, de como uma mulher deveria ser. Essa é um dos fatos que fazem a relação ficar tão complexa e, mais uma vez, idealizada. A cada vez que assisto a esse filme (e eu já revi ele infinitas vezes) tenho uma impressão diferente sobre a história e, consequentemente, seus personagens.

O trailer de Literally, Right Before Aaron (ainda sem título em português) me passou a ideia de que caminhará nessa mesma vibe. No caso deste, um cara descobre que sua ex-namorada agora vai se casar e ele não sabe como lidar com isso. Principalmente por que ela o convida para o casamento e quer muito que ele vá. Ir ou não ir no casamento da ex, eis a questão.

Acho legal, e espero que esse filme faça isso, quando os filmes problematizam essas relações. Trazem assuntos delicados para serem tratados com bom humor. Acho interessante também que vemos aqui a figura de um “novo tipo de homem” que tem sentimentos, sofre por amor e principalmente, é capaz de expressá-los e problematiza-los. Coisa que foi, talvez não inaugurada, mas que ganhou mais visibilidade após o surgimento de 500 Dias Com Ela. Vamos ver o que o filme nos reserva.