Chegamos a 2021 e entre o Oscar do ano passado para o desse, parece que se passou uma eternidade e, ao mesmo tempo parece que todo dia é o mesmo dia. A pandemia mudou tudo que conhecíamos e agora o mundo é outro e certamente, a cerimônia desse ano também será. Aqui, vamos falar das canções do Oscar 2021. Como em outras premiações da temporada, as coisas serão bem diferentes e imagino que as apresentações musicais também. Vamos ver o que nos aguarda. Enquanto isso, conheçamos mais sobre os indicados

Fight For You, de Judas e o Messias Negro

Música de H.E.R. e Dernst Emile II, Letra de H.E.R. e Tiara Thomas

Com a atualidade sendo tão política, filmes como Judas e o Messias Negro (2021) ganham uma relevância ainda maior do que teriam em tempos “normais”. Nesse sentido, a canção do filme não podia ser algo diferente da black music. A música Fight For You, traz a mistura de diversos estilos da música negra como R&B, rap e soul. A interpretação fica por conta da cantora H.E.R. que também participa na composição da letra. Uma grande canção para uma grande produção. Vale a pena prestar atenção também no clipe que traz bastante do espírito do filme.

 

Hear My Voice, de Os 7 de Chicago

Música de Daniel Pemberton, letra de Daniel Pemberton e Celeste Waite

Dirigido por Aaron Sorkin, que é mais conhecido por seu trabalho como roteirista, Os 7 de Chicago (2020) também traz uma pegada política forte e que cruza com os eventos de Judas e o Messias Negro. Fred Hampton, líder dos Panteras Negrasaparece com seu grupo durante o julgamento de Os Sete. A canção é interpretada pela cantora Celeste, uma das promessas do soul britânico atual, que compôs a música junto com Daniel Pemberton. Daniel também já compôs trilhas para outros filmes recentes como Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017), Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) e Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa (2020).

 

Husavik, de Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars

Música e letra de Savan Kotecha, Fat Max Gsus e Rickard Göransson

Esse título se encaixa naquela categoria de “filmes que nunca ouvi falar, mas estão com alguma indicação ao Oscar”. Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars (2020) é uma produção da Netflix protagonizada por Will Ferrell e Regina George… digo, Rachel McAdams, e é uma espécie de “The Voice – O Filme” em que a dupla de protagonistas tem um sonho de ganhar um reality de música. Savan Kotecha, um dos compositores, já compôs canções para artistas como Britney Spears, Maroon 5 e Ariana Grande. Também já apareceu na versão americana do programa The X Factor como um dos produtores.

 

Io Sì (Seen), de Rosa e Momo

Música de Diane Warren, letra de Diane Warren e Laura Pausini.

Rosa e Momo também está na mesma categoria de Festival Eurovision da Canção. A produção é um drama italiano da Netflix estrelado por Sophia Loren e dirigido por seu filho, Edoardo Ponti. A música é interpretada por Laura Pausini, que talvez seja a italiana mais brasileira que existe de tanto tempo que passa conversando com Serginho Groisman no Altas Horas. Das canções indicadas nesta lista, Io Sì (Seen) é a que tem sido executada nas rádios brasileiras. Talvez seja por essa presença que a cantora tenha no Brasil.

 

Speak Now, de Uma Noite em Miami…

Música e letra de Leslie Odom Jr. e Sam Ashworth

A produção Uma Noite em Miami, assim como os já citados Judas e o Messias Negro e Os Sete de Chicago, também tem uma marca política muito forte. Porém, diferente dos dois que são baseados em fatos reais, aqui é imaginado um encontro entre figuras importantes do movimento negro dos Estados Unidos. São eles: Muhammad Ali (Eli Goree), Malcolm X (Kingsley Ben-Adir), Sam Cooke (Leslie Odom Jr.) e Jim Brown (Aldis Hodge). A canção Speak Now é interpretada por Leslie Odom Jr. que encarna o papel do cantor Sam Cooke no filme.

 

O que chama a atenção entre as canções do Oscar 2021 é a presença de muita música negra. Além dos temas abordados nos filmes, os estilos como soul music, R&B, jazz e rap, estão presentes não só nas canções como nas composições das trilhas sonoras dos filmes. O jazz, inclusive, é um dos temas da animação Soul (2020) que concorre na categoria de melhor animação neste ano e em A Voz Suprema do Blues (2020).

Abaixo, criamos uma playlist contendo além das canções do Oscar 2021, outras músicas que aparecem nas produções e que tem alguma indicação na premiação desse ano. Como, por exemplo, Marvin Gaye que é muito presentes na trilha de Destacamento Blood (2020) ou Black Button da cantora Ma Rainey que aparece em A Voz Suprema do Blues e é o título original em inglês do filme. Boa audição.

 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.