2001: Uma Odisseia no Espaço (crítica aqui) é considerado por muitos um dos melhores filmes já feitos. Inovador de diversas maneiras, o título marcou o gênero da ficção-científica e quebrou recordes da linguagem cinematográfica.

Até o surgimento desta obra-prima de Stanley Kubrick, a elipse mais radical da história do cinema era atribuída ao “inventor” da linguagem fílmica, D. W. Griffith. Seu filme de 1916, Intolerância, conta quatro histórias. Cada uma decorre em diferentes momentos do curso da humanidade, desde a Paixão de Cristo até o começo do século 20. Alternando blocos narrativos, o cineasta americano organizou um passeio pela História do Mundo. O fio condutor é uma tênue e e quase subliminar crítica à intolerância ontológica.

A inovação de Kubrick em 2001: Uma Odisseia no Espaço

No entanto, em 1968 Kubrick radicalizou esse conceito tão comum na criação cinematográfica. O diretor rompeu um lapso de tempo que compreende milhões de anos entre os ancestrais hominídeos e os conquistadores do espaço sideral.

Na cena icônica de 2001: Uma Odisseia no Espaço, a criatura meio símio e meio humana dá-se conta do poder beligerante de um simples osso. Os restos mortais de um companheiro morto por uma tribo rival se tornam a herança legada aos homens do futuro.

2001: Uma Odisseia no Espaço

Quando começa a se utilizar do objeto para guerrear  com os oponentes, a criatura percebe algo diferente. Ela agora é capaz de intimidar, defender seus iguais e impor-se perante outros. Com isso, descobre a alteridade. Percebe que pode matar, assim como pode morrer. A partir daí, inicia-se uma voraz corrida pela sobrevivência do mais forte.

Quando atira o osso para o céu, num gesto majestoso de superioridade, Kubrick se vale de um corte seco. Tal recurso transforma o osso num satélite que vaga tranquilo pelo espaço. Este já está plenamente conquistado pela raça humana e passível de um campo aberto para que consciências superiores passem a nos testar para saber até onde aquele primeiro despojo humano pode chegar.

2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: Uma Odisseia no Espaço

As elipses do cinema são abordadas  no curso de Introdução à Linguagem Cinematográfica, ministrado pelo professor Donny Correia. Mais informações no link abaixo.

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema! Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.