Por Lívia Fioretti
Todas as culturas do mundo possuem algo único e exclusivo: seu folclore. Tais histórias eram muito usadas antigamente para passar lições de moral para as gerações mais novas, sem censura ou medo de assustar (muitas vezes era exatamente essa a intenção). Enquanto muitas infelizmente se perderam no tempo, outras foram eternizadas pela sétima arte. Confira uma lista de filmes de terror inspirados em lendas folclóricas ao redor do mundo.
Nosferatu (F.W. Murnau, 1922)
O clássico filme do expressionismo alemão conta a história do conde Drácula (Max Schreck), que após a visita de Hutter (Gustav von Wangenheim), decide roubar-lhe a esposa Ellen (Greta Schroeder) levando a peste negra para a Alemanha.
A Companhia dos Lobos (Neil Jordan, 1984)
Inspirado no conto de Angela Carter, o filme conta uma versão do clássico Chapeuzinho Vermelho misturando imaginação e a sexualidade de uma adolescente perturbada, Reseleen. Em uma época onde as releituras de conto de fadas invadiram o cinema não é novidade o fato de o lobo mau ser um lobisomem, mas na década de 1980 essa ideia não era tão comum assim, assim como o uso de efeitos especiais, o que dá um toque especial à produção.
A Bruxa de Blair (Danuel Myrick & Eduardo Sanchez, 1999)
Sucesso no fim dos anos 1990, o filme é supostamente o único rastro da viagem que resultou no desaparecimento de três jovens americanos. Os amigos, em busca da lendária Bruxa de Blair, vagaram pela floresta de Maryland com uma câmera, o que resultou em um trabalho com uma pegada propositalmente não profissional.
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Tim Burton, 1999)
O nova yorkino Ichabod Crane (Johnny Depp) precisa ir ao vilarejo de Sleepy Hollow para a investigação do caso de três jovens que surgem decapitados. Com seu jeito excêntrico e inovador, o detetive precisará descobrir mais sobre o suposto misterioso assassino: o lendário Cavaleiro Sem Cabeça.
Calvário (Fabrice Du Weltz, 2004)
Depois que seu carro quebra no caminho para uma apresentação, Marc Stevens (Laurent Lucas) busca abrigo em um hotel próximo, onde o dono o promete ajuda. O problema é que não apenas Bartel, mas toda a cidade se mostra extremamente suspeita e doentia. Mais do que terror em seu lugar comum e a releitura da lenda Belga, o filme também não escapa de elementos bíblicos (como já diz o próprio nome).
Filme além dos clichês…
A Maldição do Demônio (Mario Bava – 1960)
Um dos filmes mais reconhecidos filmes do diretor. No momento de sua morte, uma bruxa amaldiçoa e jura se vingar de todos os que a perseguiram. Séculos depois, mexem em seu túmulo e ela passa a possuir sua descendente viva.